sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Primeira turma a visitar a Biblioteca

A Biblioteca realizou um Bibliop@per no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e na sequência da sua estratégia de dar a conhecer, aos alunos recém-chegados à Escola Secundária Ibn Mucana, os diferentes espaços, os serviços, a organização do fundo documental e o regulamento da Biblioteca. A primeira visita teve lugar com os alunos do 7ºF, que cumpriram uma das regras mais importantes desse jogo: respeitar os outros e movimentar-se na Biblioteca segundo as suas regras específicas. Os resultados da equipa vencedora sairão, em breve, quando as restantes turmas do 7º ano efectuarem esta mesma actividade durante a próxima semana.




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa Ler +, Ler Melhor: José Saramago

Programa Ler +, Ler Melhor, da RTP, emissão do dia 18 de Outubro, foi dedicado à vida e à obra de José Saramago. Neste programa, a Prof. Maria Alzira Seixo, estudiosa da obra deste escritor, analisa a obra de José Saramago e levanta questões para serem abordadas em posterior debate.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Encontro com escritora na conferência do PNL


Maria João Lopo de Cravalho foi abordada pela professora bibliotecária enquanto assistia à IV conferência Internacional do Plano de Leitura, realizada na Fundação Gulbenkian, nos dias 15 e 16: a escritora prontificou-se para uma vinda ao nosso agrupamento e sugeriu como leitura aos alunos, entre outros, a sua colecção «7 Irmãs», escrita em co-autoria com Margarida Fonseca Santos, que agora faz parte das listagens de livros aconselhados pelo Plano Nacional de Leitura.

“Harry Potter e os Talismãs da Morte”

Apanharam-me a ler “Harry Potter e os Talismãs da Morte” de J.K Rowling. É o sétimo e último livro da série Harry Potter. É o meu preferido por ser o que mais contém aventuras e finalmente saber o destino dos meus personagens preferidos.
A minha personagem preferida é Hermione Granger, a melhor amiga de Harry Potter e a garota mais inteligente do ano dela na escola de magia em que estudam.
Gosto muito de livros do estilo fantasia e a série Harry Potter é a minha preferida. Sugiro que leiam os livros da série. Não se vão arrepender e não são nem um pouco infantis ao contrário do que muitos pensam!
Camilla Silva nº 2, 7º E

“O Primeiro Livro do Diário de Sofia ”

“O Primeiro Livro do Diário de Sofia ”de Sofia Afonso, Presença, 120 p.
Quando vi o livro pensei que fosse uma seca , mas quando comecei a ler , adorei , achei interessante , incrível: Fala-se de uma rapariga de 17 anos, que está no décimo primeiro ano, e as suas melhores amigas são a Joana e a Margarida . Sofia tinha um irmão chamado Fred e tinha uma irmã mais nova chamada Mariana, com 14 anos, que irritava facilmente a Sofia. Sofia no começo do ano conheceu vários amigos e apaixonou-se pelo Joca. Namoraram 1 ano e 6 seis meses .
“O Primeiro Livro do Diário de Sofia ” iniciou-se em 2004 , apareceu na TVI e começou a fazer maior sucesso.
Joyce Sousa,nº7, 7º E