sábado, 19 de março de 2011

Alunos espectaculares com a escritora Maria João Lopo de Carvalho












A visita da escritora Maria João Lopo de Carvalho à ESIM foi um dos pontos altos deste ano lectivo. Para isso contribuíram o trabalho e as leituras dos alunos 7ºA, 7ªF, 8ºC, alguns do 7ªC e, claro, dos alunos-bibliotecários, e o entusiasmo da plateia em resposta a uma espectacular dinâmica criada pela escritora que surpreendeu a todos. Maria João Lopo de Carvalho conseguiu agarrar aquela plateia que invadiu a Biblioteca da ESIM - 117 alunos - com o seu humor, o mundo dos seus livros próximo dos jovens leitores, as personagens que criou naquele momento em frente dos alunos. Não esqueceu, claro, dos seus 7 Irmãos!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Hoje sessão de autógrafos com escritora Maria João Lopo de Carvalho na Biblioteca da ESIM


Depois da recepção pelos alunos das turmas 7º A, 7º F e 8º C, hoje, dia 18 Março, às às 14.45, as respectivas apresentações de trabalhos e conversa com os alunos, a escritora Maria João Lopo de Carvalho estará disponível para uma sessão de autógrafos. Os livros estão disponíveis numa feira de livro de autor na Biblioteca. Aparece e cumprimenta a escritora.

quarta-feira, 16 de março de 2011

SUGESTÕES DA QUINZENA: 2º e 3º ciclos (14-31 Março)

Margarida Fonseca Santos; Maria João Lopo de Carvalho, Maria Atravessa o Atlântico, colecção “7 Irmãos”, Oficina do Livro, 2010, 169 p.

Desta vez Maria percorre uma grande aventura: vai estudar por um ano para Nova Iorque. Ficamos a saber as suas aventuras interiores e também aquelas que passa ao estar num ambiente completamente diferente. Quem fica em Portugal, os familiares, especialmente os seus seis irmãos e o namorado João Pedro também percorrem caminhos atribulados marcados especialmente pela falta que sente de Maria. E no fim…? Só mesmo lendo e perguntando à autora que teremos o prazer de ter na Biblioteca da ESIM já no dia 18, das 14.45 às 16.15. Lê e aparece para conhecer a escritora, trocar ideias e pedir um autógrafo também.

Escritora Maria João Lopo de Carvalho vem já dia 18 Março à ESIM


Como estamos quase a receber a escritora Maria João Lopo de Carvalho no nosso Agrupamento, as turmas do 7º e 8º anos, designadamente o 7ºA , 7º F e 8ºC preparam alguns trabalhos e as surpresas a oferecer à escritora da colecção «7 Irmãos», no dia 18, sexta-feira, pelas 14.45, na ESIM.

segunda-feira, 14 de março de 2011

A história das coisas

Este vídeo mostra os problemas sociais e ambientais criados como consequência do nosso hábito consumista, apresenta os problemas deste sistema e mostra como podemos revertê-lo, porque não foi sempre assim.

Terramotos: as catástrofes mais mortíferas

No dia 11 de Matço, acordámos com a tragédia ocorrida no Japão: um dos maiores sismos e maremotos ocorridos no mundo, fazendo lembrar o que ocorreu na fatídica data de 1 de Novembro de 1755 em Lisboa.
Os terramotos foram a causa da maioria das mortes por catástrofes na década passada e são  uma importante ameaça para milhões de pessoas que vivem em algumas das maiores megalópoles do mundo, informou a ONU no dia 29 de Janeiro de 2010.
Segundo um estudo patrocinado pela ONU, quase 60% das cerca de 780 mil mortes em desastres entre 2000 e 2009 ocorreram devido a terramotos. Os furacões foram responsáveis por 22% do total de mortes enquanto que as temperaturas extremas causaram 11% de vítimas mortais nos 3.852 desastres registrados no período estudado. Os investigadores expressaram a sua preocupação pelos desastres climáticos, cujo número foi o dobro em comparação com a década anterior.
Lê o resto da notícia aqui.
Como funcionam os terramotos? Assiste a este documentário (é a primeira de três partes):