quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sugestão de leitura (1º ciclo)


No mês internacional das bibliotecas escolares, a sugestão de leitura para o 1º ciclo é "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas", da escritora Luísa Ducla Soares, que é uma história que possui como elemento temático o gosto e/ou o amor à leitura. Esta narrativa em verso, escrita num registo muito vivo e humorístico, é um elogio aos livros e a tudo aquilo que de positivo eles guardam.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma biblioteca digital!


Existe uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desactivada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde  se pode, gratuitamente: 
- ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
- ouvir músicas em MP3 de alta qualidade;
- ler poesia de Fernando Pessoa
- ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
- ter acesso às melhores historias infantis e vídeos da TV ESCOLA
- e muito mais... 
O Ministério da Educação brasileiro disponibiliza tudo isso, bastando aceder ao site: www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biblioteca na Loja Geração C

A Câmara Municipal de Cascais disponibilizará, a partir de 26 de Outubro, um serviço de atendimento alternativo à Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, que estará encerrada  durante 5 meses para obras. Na Loja Geração C (junto à estação de caminhos de ferro de Cascais) estará um posto de atendimento temporário (seg-sex 9h-18h) onde o leitor  poderá aceder aos recursos habitualmente disponibilizados na biblioteca: realização de empréstimo domiciliário e intrabibliotecas; utilização de computadores e acesso à Internet;  leitura diária de jornais e revistas, entre outros.
As restantes bibliotecas de Cascais continuarão sem restrições, designadamente:
- Biblioteca Infantil e Juvenil (Avª Rei Umberto II de Itália, Parque Marechal Carmona, Cascais);
- Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana (Rua das Travessas, Bairro do Moinho, Massapés, Tires);
- Todas as outras Bibliotecas especializadas e Centros de Documentação  associados à Rede Municipal.
Para consultar o cartaz informatico, clica aqui.

Visita do 5ºC e do 5ºD à biblioteca da escola

As regras e os procedimentos a ter em conta na área multimédia da biblioteca na escola-sede do agrupamento dominaram a visita inicial dos alunos da turma C do 5º ano. Existem dois computadores para recreio e consulta do facebook, desde que não estejam alunos a precisar deles para trabalhos. A professora-bibliotecária referiu um dado estatístico do ano transato: uma média diária de 880 utilizações, das quais a realização de trabalhos é maioritária, decorrendo no espaço multimédia ou na sala de consulta. 

A natural agitação  do 5º D fez com que os alunos, chegados à biblioteca, já soubessem muitas das suas regras. Participaram, então, ativamente na sistematização de alguns dos procedimentos a ter em conta na biblioteca da ESIM. Animadas  foram também as tentativas de adivinhar dados estatísticos referentes ao aluno passado. Por exemplo, sabias que houve 226 utilizações  da biblioteca, por dia, para realizar trabalhos e dessas utilizações 91 foram feitas no espaço multimédia?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sugestões: 2º e 3º ciclo (outubro 2011)

Alice Vieira -  Flor de Mel. Caminho, Lisboa, 1999, 128p.
Este é uma das histórias mais bonitas e com força de Alice Vieira. Com um final que dá para várias interpretações, Melinda é uma adolescente que vivia numa família instável. O amor da avó paterna supera tudo.
Eis a opinião da recente aluna-biblotecária Daniela Sá, nº10,7ºD,  que já leu este ano o livro:

“Gostei do livro porque retrata um pouco a realidade. É parecido também à vida de uma vizinha minha: ela viveu sempre com a avó e houve muitos problemas para ficar com a mãe. Foi muitas vezes ao tribunal e o fim não foi muito feliz, porque hoje essa vizinha tem 15 anos e está numa instituição.
Sabem também por que razão nós gostamos deste livro? Porque nos faz pensar e sentir. É uma história que "dá luta", que não nos deixa "parados", uma história que nos faz imaginar as situações pelas quais a Melinda está a passar, quase como se fôssemos nós próprios, e essa história, porque está muito bem escrita e apresentada, faz-nos sentir, faz-nos pensar naqueles maravilhosos sentimentos e coisas que aconteceram a Melinda, e também nos “faz sentir” as dúvidas que Melinda tem, pensar nas coisas que não correram como a Melinda gostaria, como ela desejava.

6º B no topo das atividades de lazer


Os alunos da turma B do 6ºano têm sido uns dos mais assíduos frequentadores da biblioteca nas suas atividades de recreio, por isso já sabiam a grande maioria das regras de funcionamento do espaço multimédia. Ficaram a saber mais dos restantes espaços da biblioteca na sua visita inicial. Esperamos que continuem bons frequentadores também por outras razões além do lazer.

Mais uma sessão de pesquisa bibliográfica

 

Mais uma turma, a D do 10º ano, a percorrer as várias fases da pesquisa bibliográfica numa parceria com a disciplina de História. Consulta a página deste blogue “Aprender a aprender”, se também quiseres indicações para pesquisar e para fazer trabalhos escritos.

o 6ºA visitou a Biblioteca


Estamos no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e o 6º A inaugurou as visitas ao espaço da biblioteca da ESIM. Coube-lhes adivinhar alguns números estatísticos curiosos referentes ao ano anterior. Sabias tu que o ano passado houve 885 utilizações por dia na biblioteca da ESIM?