terça-feira, 7 de junho de 2011

Muito obrigada, Ana Crisóstomo

Foi com muita alegria que consultámos o blogue da escritora Ana Crisóstomo e lemos as suas palavras relativamente à sua presença na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana. Podes ler as suas palavras clicando aqui.
Muito obrigada, Ana Crisóstomo!

Centenário do nascimento de Manuel da Fonseca


Nome maior do neo-realismo literário português, Manuel da Fonseca é um escritor com lugar próprio e comunicante com o seu tempo e com a tradição literária.
Foi um extraordinário contador de histórias, qualidade que melhor se expressou na escrita de contos, romances e crónicas.
Nascido em 1911, Manuel da Fonseca iniciou a sua vida literária no fim dos anos 30, com a publicação em diversos periódicos ligados à oposição ao Estado Novo. São de sua autoria livros como "Rosa dos Ventos", "Cerromaior" e "Seara de Vento" – consideradas obras-primas do romance moderno.
No Centenário de Manuel da Fonseca, o Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, apresenta a exposição “Manuel da Fonseca, por todas as estradas do mundo”, que pode ser visitada até 9 de Outubro. Se clicar na imagem de cima terá acesso ao site do Museu do Neo-Realismo e obter mais informações sobre a exposição.
Aqui fica um dos poemas escritos por Manuel da Fonseca:

Antes que Seja Tarde

Amigo,
tu que choras uma angústia qualquer
e falas de coisas mansas como o luar
e paradas
como as águas de um lago adormecido,
acorda!
Deixa de vez
as margens do regato solitário
onde te miras
como se fosses a tua namorada.
Abandona o jardim sem flores
desse país inventado
onde tu és o único habitante.
Deixa os desejos sem rumo
de barco ao deus-dará
e esse ar de renúncia
às coisas do mundo.
Acorda, amigo,
liberta-te dessa paz podre de milagre
que existe
apenas na tua imaginação.
Abre os olhos e olha,
abre os braços e luta!
Amigo,
antes da morte vir
nasce de vez para a vida.

Manuel da Fonseca, in "Poemas Dispersos"



domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Ambiente


No dia 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Ambiente  (WED, na sigla em inglês). Comemorar o WED é uma maneira de mostrar o poder inspirador de acções individuais que, juntas, se tornam uma força exponencial para mudança positiva.
O tema deste ano, "Florestas: a Natureza a seu Serviço", ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.
O vídeo faz referência ao UNEP, que significa "United Nations Environment Programme".