sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"O Livro do Desassossego"

Filme de curtíssima temporada, baseado num dos livros mais autobiográficos do poeta Fernando Pessoa: "O Livro do Desassossego". Esperamos a divulgação comercial para que os alunos dos anos mais avançados possam usufruir desta adaptação cinematográfica de João Botelho.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura

Realiza-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos próximos dias 15 de 16 de Outubro a IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura: Ler no século XXI - Livros, leituras e tecnologias. Consulta aqui o programa:


http://www.rbe.min-edu.pt/np4/?newsId=805&fileName=programa_pnl.pdf

Nobel da Literatura 2010

Já é conhecido o Prémio Nobel da Literatura deste ano: Mario Vargas Llosa.
Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em Arequipa (Peru), em 1936, e passou a infância na Bolívia. De volta ao Peru, estuda direito e letras.
Em 1959 vai para Madrid, onde faz o doutoramento em filosofia e letras. Muda-se para Paris, como redactor da France Presse. O seu primeiro livro, Os Chefes, é de 1959. Obtém sucesso internacional com o romance Baptismo de Fogo (1962), traduzido para várias línguas.
Em 1964, regressa ao Peru e realiza a sua segunda viagem à selva amazónica. Nos anos seguintes reside em Paris, Londres e Barcelona.
Em 1981, publica A Guerra do Fim do Mundo, no qual narra a história da Guerra de Canudos. Volta ao Peru em 1983; sete anos depois concorre às eleições presidenciais (chegando ao segundo turno). Em seguida, muda-se para Londres, onde vive até hoje.
Entre seus muitos títulos de ficção, jornalismo e ensaio, cabe mencionar os mais recentes: A Linguagem da Paixão (2002) e Paraíso na Outra Esquina (2003).

"A Lenda dos Guardiões"

Estreia hoje o filme "A Lenda dos Guardiões". Um bom programa para este fim-de-semana!


Soren  é uma jovem e sonhadora coruja-das-neves cuja vida tranquila em família não deixava adivinhar o seu destino. Crescendo a ouvir as histórias contadas pelo pai, deseja tornar-se um dos lendários Guardiões de Ga''Hoole, os guerreiros defensores do Reino das Corujas.
Um dia, num dos seus treinos para aprender a voar, cai do seu ninho e é capturado por um bando de Pure Ones, um exército de corujas tiranas que o levam para um estranho orfanato onde outras, como ele, vivem prisioneiras. Aí ele vai conhecer a pequena Gylfie que rapidamente se transforma na sua melhor amiga. Depois de perceberem que tipo de lugar é aquele, as pequenas aves, inspiradas pelas histórias dos Guardiões de Ga''Hoole, vão tentar arranjar forma de fugir, salvar as suas vidas e a dos seus companheiros em perigo. Mas, para isso, Sorem tem ainda de ultrapassar os seus medos mais profundos e aprender a voar.
Realizado por Zack Snyder ("O Renascer dos Mortos", "300" e "Watchmen - Os Guardiões") é a versão cinematográfica dos primeiros livros da saga "Lenda dos Guardiões", escrita pela americana Kathryn Lasky.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"Mistério na Primeira República" de Patrícia Reis

Acaba de ser lançado o novo livro do "Diário do Micas"!
O Sebastião precisa de ideias para um trabalho da escola sobre a Primeira República e nada melhor do que pesquisar a história ao vivo, não acham?
O Micas e o Gugas dizem logo «Estamos prontos!» e a malta vai toda passar um fim-de-semana a Alpiarça, para visitar a Casa-Museu dos Patudos.
Patudos? Sim, onde morava José Relvas, o político que anunciou a instauração da República no dia 5 de Outubro de 1910! Em Alpiarça, o parque de campismo é muito fixe, a Casa-Museu é fabulosa e a quinta à volta fantástica…
Mas parece que onde o Micas chega, os mistérios vão atrás.
Será que há obscuras organizações ou monárquicos inconformados a quererem estragar as comemorações do centenário?
É que a estátua de José Relvas acaba de ser roubada…
E tu, já leste o livro?

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Hachiko - Amigo para Sempre!

Um filme a não perder, sobre a lealdade do "melhor amigo do homem"!

Para Parker Wilson (Richard Gere), professor de música na universidade, a chegada do cão "Hachi" foi um acontecimento feliz. A cumplicidade entre os dois foi instantânea e eles não mais se largaram: "Hachi" acompanhava o seu dono todos os dias até à estação de comboio onde, todas as noites, o esperava. Mas, um dia, Parker não regressou, e "Hatchi" continuou a esperar. O cão esperou sempre, até ao dia da sua morte. E, por força de perseverança e fidelidade, o animal tornou-se numa lenda, mudando todos aqueles que conheciam sua história.

Quem viu o filme, pode deixar o seu comentário. Quem ainda não viu, está a tempo de ir ver ... e, depois, deixar aqui o comentário!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Outubro, mês das Bibliotecas escolares

De acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 25 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar".
Prepara-te para comemorar aqui, no BE/CRE do nosso agrupamento. Podes deixar um comentário, com sugestões de actividades a desenvolver nesse dia!