quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Herman Enciclopédia - Natal «Acontece»

Herman a parodiar o programa de magazine sobre livros - «Acontece» - que Carlos Pinto Coelho tinha na RTP2.

Livro da vida de Carlos Pinto Coelho

Carlos Pinto Coelho lutou por um programa sobre livros durante 10 anos, transmitido na RTP2, de 1994 a 2003. Vejam aqui ele próprio a falar do livro preferido. Faleceu ontem aos 66 anos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Contos de Natal

Clica aqui e lê contos de Natal.
Está qui um exemplo:
                                                                  "Um presente inesperado"
Chovera toda a noite. As ruas eram autênticas ribeiras, arrastando na enxurrada toda a espécie de detritos. Os carros passando a alta velocidade espalhavam, indiferentes, água suja sobre os transeuntes, molhando-os, sujando-os. 
    O Tonito seguia também naquela onda humana, sem destino. Tinha-se escapulido da barraca, onde vivia. Os pais tinham saído cedo para o trabalho, ainda ele dormia, os irmãos ficaram por lá brincando, chapinhando na lama que rodeava a barraca. Ele desceu à cidade, onde tudo o deslumbrava. Todo aquele movimento irregular, caótico, frenético. Os automóveis em correrias loucas, as gentes apressadas nos seus afazeres. E lá seguia pequenino, entre a multidão, numa cidade impávida, indiferente, cruel mesmo. Passava em frente às pastelarias, olhava para as montras recheadas de doçuras, ele comera de manhã um bocado de pão duro e bebera um copo de água. Vinha-lhe o aroma agradável dos bolos, o seu pequeno estômago doía-lhe com fome! Chovia agora mansamente, uma chuva gelada, levando uma cidade onde se cruzavam o fausto, a vaidade, o ter tudo, os embrulhos enfeitados das prendas, com a dor a melancolia, o sofrimento, o ter nada e no meio uma criança triste e com fome! 
    Mas o Tonito gostava era de ver as lojas dos brinquedos. Lá estavam os carros de corrida, o comboio, os bonecos, enfim todo um mundo maravilhoso que ele vivia, esborrachando o nariz sujo contra a montra. Lá dentro ia grande azáfama nas compras de Natal. E os carros de corrida, o comboio, os bonecos eram embrulhados em papeis bonitos para irem fazer a alegria de outros meninos. Uma lágrima descia, marcando-lhe um sulco na sujidade da carita. Eis que os seus olhos reparam num menino, que de lá dentro o olhava. Desviou-se envergonhado. Não gostava que o vissem chorar. E afastou-se devagar, pensando nos meninos que tinham Natal, guloseimas e carros de corrida para brincar. Ele nada tinha, além da fome e a ânsia de ser feliz e viver como os outros. Pensou no Natal, no Menino Jesus, que diziam que era amigo das crianças a quem dá tudo. Por que é que a ele o Jesus Pequenino do presépio nada dava?
De repente, uma mãozinha tocou-lhe no ombro.
    Voltou-se assustado. Era o menino da loja que lhe metia na mão um embrulho bonito. À frente a mãe, carregada de embrulhos, fazia de conta que nada via. Abriu-o e deslumbrado viu um carro de corridas, encarnado, brilhante, como os olhos do menino que lá ao longe lhe acenava. Ficou um momento sem saber o que fazer, mas depois largou a correr, mostrando bem alto a sua prenda de Natal.
    Parara de chover. O sol tentava romper as nuvens escuras, lançando um raio de luz brilhante e quente sobre o Tonito, que ria feliz, numa carita sulcada pelas lágrimas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A História do Pai Natal

 A actual imagem do Pai Natal foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30. Nesse tempo, a Coca-Cola procurava uma forma de aumentar as vendas dos seus produtos durante o Inverno, altura do ano em que se verificava uma enorme quebra na venda dos refrigerantes. Contactaram então um conhecido ilustrador publicitário da época, de nome Haddon Sundblom, que criou uma série de memoráveis desenhos que recriavam e renovavam a antiga e algo tristonha imagem de Saint Claus, transformando-o numa versão bastante "rechunchuda" e colorida, vestido de traje de cor vermelha com orlas brancas de peluche e segurando uma Coca-Cola na mão.
  O sucesso da campanha publicitária foi enorme.

Portugal - As Viagens de Loïs

Este álbum dá-nos a conhecer, em Portugal, os principais locais de interesse histórico entre os séculos XVII e XVIII, especialmente os mais célebres edifícios do património arquitectónico: Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Convento de Mafra, Convento de Cristo, entre outros, mas também são descritos aspectos como o mobiliário, os coches ou os trajes desta época.
Trata-se de um verdadeiro documento histórico de grande rigor documental e com ilustrações que permitem obter uma reconstituição visual com dimensão realista.
Chama-se Portugal, e será o quinto volume criado em torno de Loïs, um herói do século XVII que foi das últimas personagens imaginadas pelo recentemente falecido Jacques Martin, autor das famosas aventuras de Alix.

Natal, e não Dezembro

Entremos, apressados, friorentos,
Numa gruta, no bojo de um navio,
Num presépio, num prédio, num presídio,
No prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos, e depressa, em qualquer sítio,
Porque esta noite chama-se Dezembro,
Porque sofremos, porque temos frio.
Entremos, dois a dois: somos duzentos,
Duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
A cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
Talvez seja Natal e não Dezembro,
Talvez universal a consoada.
      David Mourão-Ferreira, Cancioneiro do Natal

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sucesso escolar com as bibliotecas

Mais um estudo a comprovar que as bibliotecas são uma ferramenta para o sucesso escolar. Na Universidade do Colorado, EUA, foi feito o 3º estudo em Novembro 2010. Para ler mais:

Um Ano para Esquecer

«Um Ano para Esquecer», de Martha Freeman, Presença, 164 p.
Já li muitos livros desta colecção "O Clube das Amigas" e gosto. O livro «Um Ano para Esquecer» fala de várias situações, do que aconteceu a Kate como deixar os amigos , mudar de país, afastar-se do namorado, ...
Mariana Real, 8ºC.

Sugestão: Feira do Livro - Stephenie Meyer

«Twilight», de Stephenie Meyer.
Li os 4 livros de Stephenie Meyer e recomedo todos porque têm suspense, romance e terror (este último só im bocadinho. Antes não tinha lido nada mas fiquei fã e li todos.
Rita, 7ºE

«Amados cães» na Feira do Livro ESIM

«Amados Cães», de José Jorge Letria, Oficina do livro,247p.
Gosto de cães e acho que os livros com cães devem ter acção.
--, 7ºano

e «Amados Gatos» também na Feira do Livro ESIM

«Amados Gatos», de José Jorge Letria, Oficina do Livro, 216 p.
Adoro gatos. Tenho 4. Os livros que me chamaram a atenção aqui na Feira do Livro foram os que tinham, claro, GATOS.
--, 7ºano