sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cascais Sem Álcool

De 28 de Maio a 4 de Junho, decorre em Cascais a "Semana sem Álcool", durante a qual irão acontecer concursos, workshops, jogos e animações. Consulta aqui o programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais. A semana termina no dia 4 de Junho com o ”Festival de Bandas de Garagem e DJ’s” no Parque Palmela.

O que é o Scratch?

O Scratch é um programa educacional que resulta de uma parceria entre a Portugal Telecom e a Universidade MIT de Boston, EUA, celebrada em Novembro de 2008.

Este é um programa inovador, que permite exercitar a criatividade e o raciocínio científico, lógico e matemático, ao disponibilizar ferramentas de programação informática simplificadas, com base nas quais podem ser desenvolvidos projectos. Os projectos são desenvolvidos offline através de uma aplicação e o site permite partilhar, aprender e tirar dúvidas com a comunidade de utilizadores.

O Scratch é uma ferramenta de aprendizagem que permite que utilizadores a partir do primeiro ciclo desenvolvam competências de forma interactiva e lúdica, constituindo por isso um poderoso contributo para o desenvolvimento educacional das novas gerações suportado no acesso a novas tecnologias.

Acede ao Centro de Competências da Faculdade de Ciências aqui, onde podes aceder ao link para fazer o download do programa e algumas instruções sobre o programa.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A Semana dos Museus


O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM - Conselho Internacional de Museus - será celebrado em 2011 sob o mote "Museu e Memória", integrando actividades associadas a esta temática que incentivem os visitantes a (re)descobrir a sua memória individual e colectiva.
A Câmara Municipal comemora este evento entre os dias 14 e 22 de Maio. Na apresentação em baixo podes consultar algumas das actividades realizadas em vários espaços culturais do concelho.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A História dos Museus

A história dos museus é mais longínqua do que possas imaginar. Remonta, imagina, ao tempo da Grécia Antiga. Vê a apresentação  e vê como nasceram e evoluiram os museus: