Sugestões Ler-Ver


 
Sugestões: 2º e 3º ciclos (1-13 Março)
Margarida Fonseca Santos; Maria João Lopo de Carvalho,  Miguel Nunca Desiste, colecção “7 Irmãos”,  Oficina do Livro, 2009, 169 p.
Numa altura em que vamos receber , na ESIM , a escritora Maria João Lopo de Carvalho que melhor sugestão do que um dos seus  livros da colecção “7 Irmãos”,  em co-autoria com Margarida Fonseca Santos? Ainda estão a tempo de ler uma boa história, no 2º volume da colecção, “Miguel Nunca Desiste”. Sendo o rapaz mais velho, Miguel é um desportista a sério pois tem os valores dos atletas e de quem valoriza a actividade física. Para além do futebol, Miguel desenvolve  um outro seu lado a que sempre deu  muita importância – as relações com as pessoas, com os amigos. Desta vez, porém,  é a Rita a sortuda.
Leiam e apareçam dia 18, na Biblioteca da ESIM, das 14.45 às 16.15, para conhecer a escritora, trocar ideias e pedir um autógrafo também.


Sugestões: 3ºciclo (1-17 Dezembro)

Ana Vichenstein: A Feiticeira da Mente, de Ana Crisóstomo, Chiado, 2010, 301 p.
De uma muito jovem autora, de uma pessoa que vive muito perto de nós, sobre uma feiticeira de 13 anos que tem um poder raro que muitos feiticeiros consagrados só conseguem  tarde na vida , sobre uma história passada em Cascais e Sintra -  esta é a proposta da quinzena para os alunos do 3º ciclo. Podemos acompanhar Ana Vichestein que frequenta o Colégio Internacional de Sintra, uma escola mista de alunos ligados à feitiçaria e outros com currículo normal: por que razões conseguiu ultrapassar outros alunos e ir logo para o secundário, o seu namoro com um aluno mais velho, Vicktor, e muito mais acontecimentos de um ano lectivo agitado e inaudito na vida destes dois jovens.

Sugestões: Secundário (15-30 Novembro)

Fernando Pessoa: Poemas de Alberto Caeiro, Multilar,  254 p.

Na quinzena correspondente ao falecimento de Fernando Pessoa (a 30 de Novembro de 1935), sugerimos a leitura de um dos seus heterónimos: nada menos que o Mestre de todos, tal como Fernando Pessoa o designou. Alberto Caeiro preconiza uma vida em que o real é que tem prioridade sobre todas as coisas e sentimentos, em que apenas os sentidos são responsáveis para a percepção do mundo que nos rodeia; coloca de parte qualquer pensamento, qualquer filosofia: «Penso com os olhos e com os ouvidos/ E com as mãos e pés/ E com o nariz e a boca.»; «O mistério das cousas? Sei lá o que é o mistério!/ O único mistério é haver quem pense no mistério.»

Sugestões: 3ºciclo (15-30 Novembro)
A Metamorfose, de Franz Kafka, Livros do Brasil, 90 p.
O início deste livro é tão surpreendente quanto outras páginas que se lhe seguem. Kafka causa fascínio e temor nas pessoas simultaneamente: Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que apenas vive para sustentar os pais e irmã, ao acordar, vê-se transformado num gigantesco insecto. Nesse dia as relações intrafamiliares alteram-se profundamente. Franz Kafka retrata toda a angústia e temor que nos acompanha durante a vida. A Metamorfose, publicado pela primeira vez em 1915 é ao mesmo tempo uma história autobiográfica e o retrato do homem moderno do princípio do século XX.
Lê o livro, que existe na Biblioteca da Secundária Ibn Mucana, e/ ou ouve a história em:
http://www.livrosgratis.net/download/1202/a-metamorfose-audio-ebook-franz-kafka.html



Sugestões: 3ºciclo (1-12 Novembro)

Contos de São Petersburgo, Nikolai Gógol, Biblioteca Editores Independentes, 288 p.
 O livro tem seis contos diferentes do habitual, estranhos, que só pelo título de um deles dá para imaginar: «O Nariz», que se passeia pela cidade de São Petersburgo. Outros contos fantásticos são «O Capote», «O Retrato» e «Diário de um Louco».
Gógol nasceu na Ucrânia em 1809 e morreu em Moscovo, em 1852. Na sua lápide, lê-se: «Eu vou rir com um riso amargo». é um grande escritor do século XX e expõe nas suas obras o grotesco na natureza humana.

Sugestões: Secundário (1-12 Novembro)
O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, Presença, 464 p.
Este livro é um bestseller mundial, só comparado a O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Possui uma história emocionante, podendo mesmo ser considerado um thriller, que relata a vida de Sofia Amudsen. Esta jovem está prestes a fazer 15 anos e começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos com as perguntas «Quem és?» e «De onde vens?». O mistério destes mensagens é o ponto de partida deste romance.
Inserido em cada capítulo, como se fosse de «lição» em «lição», és convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental. Mas não te assustes com esta responsabilidade de ler algumas das ideias principais dos pré-socráticos aos pós-modernos, porque se encontra impresso em letra diferente e podes facilmente procurar os mistérios que mais te intrigam. Lê o livro e descobre o que acontece a Sofia e a ti próprio com esta experiência.
Sugestões: 1º ciclo (18-29 Outubro)
Desculpa…Por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn e Pawel Pawlak, Dinalivro, 26 p.
Que maneira melhor de passar o Hallowen que não seja na companhia da Bruxa Mimi? Descobre o divertimento, quando as bruxas e monstros te deixarem em silêncio com este livro.






Sugestões: 2º ciclo (18-29 Outubro)

O Peixe Azul, de Margarida Fonseca Santos, Presença, 62 p.
É um livro muito simples e bonito que trata daquilo de que todos gostamos: sonhos. Desta vez é um peixe, azul, o Fish, que não consegue encontrar o seu lugar nos sonhos e pede ajuda a Daniel. Adivinha que rapariga, parecida com o Indiana Jones,  os acompanham nesta missão. Será bem sucedida?
O livro existe na Biblioteca da Escola Secundária Ibn Mucana.






Sugestões: 3º Ciclo e Secundário (18-29 Outubro)

Matemática ao Virar da Esquina, Carlos Roque e Luísa Cruz, Gradiva, 116 p.
Este livro está dividido essencialmente em duas partes. A primeira é constituída por vários desafios, colocados em contexto da vida real. Para resolver estes desafios é necessário recorrer a conhecimentos de geometria, teoria dos números, ou ter muito engenho e alguma intuição.
A segunda parte está relacionada com determinados assuntos de interesse, utilizando actividades lúdicas relacionadas com, por exemplo, um teatro, um enigma, um TPC diabólico. Estas são actividades que têm como objectivo constituir um dos primeiros degraus do conhecimento matemático. O livro contém soluções.


Sugestões: Secundário (04-15 Outubro)

Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, Caminho, 423 p.
Um verdadeiro thriller é esta história de um dos mais interessantes livros do Prémio Nobel de Literatura de 1998, o escritor português José Saramago. Minucioso, Ensaio sobre a Cegueira transporta-nos para uma mundo de “cegueira” real e metafórica das sociedades de hoje. É um livro que nos prende a cada página, óptimo para se conhecer o estilo deste nosso escritor falecido recentemente (18 Junho).
Uma cidade inteira vive o drama de todos os seus habitantes cegarem, um a um, à excepção de uma única mulher. Leiam (e vejam o filme na Biblioteca) que decerto vão ver muito mais depois desta cegueira.

Sugestões: 3º ciclo (04-15 Outubro)
Diário do Micas: Mistério no Museu da Presidência, de Patrícia Reis, Quidnovi, 123 p
Este livro de Patrícia Reis é o quarto de uma colecção – O Diário do Micas - que já vai em cinco livros. Para quem gosta de aventura e algum mistério, é um livro de muito fácil leitura, pequeno e, como se deduz do próprio título, Micas conta mais um acontecimento inaudito ocorrido desta vez no Museu da Presidência, em Lisboa.
A biblioteca tem todos os livros da colecção.

2 comentários:

  1. Podemos escrever o que nos vai na alma??

    ResponderEliminar
  2. Um dos objectivos deste blogue é, precisamente, "sentir com os olhos, ler com o tacto, ver com paladares, folhear os fragrâncias, degustar as imagens"; no fundo, "dizer o que nos vai na alma"

    ResponderEliminar