segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Recém-chegados à Comunidade de leitores Ibn Mucana

"Gostei muito!", "Aquilo foi fantástico" e "Quando ele falou do quarto do James, aquilo foi uma maravilha!", “Uma escola daquelas é que era boa…” foram apenas alguns dos vários comentários feitos pelos novos leitores dos 5º e  6º anos, Tomás, Pedro, Eduardo, David, que começaram há pouco tempo a ler a coleção "Cherub".  Na sessão do dia 12 de novembro saltámos da coleção "Arrepios" para a coleção "CHERUB", recordando os momentos mais emocionantes e divertidos passados com ambas as coleções porque  se juntaram a nós os colegas mais novos.
Apareçam também, depois do almoço,  às segundas-feiras, entre as  13h45 e as  15h30, na biblioteca da Escola básica e secundária Ibn Mucana. Muitas das vezes há também uns rebuçados à nossa espera…
Diana Gomes, 8ºF, fundadora da Comunidade de leitores

Robert Muchamore recebido pelos alunos-bibliotecários


No dia 18 de outubro de 2012, tivemos a honra de ter na Escola básica e secundária  Ibn Mucana, um grande autor estrangeiro,  Robert Muchamore. A receção do autor na biblioteca foi  feita em parceria com os alunos-bibliotecários.
Numa primeira parte, que incluiu o concurso CHERUB, que Robert Muchmore fez questão de presenciar, os alunos-bibliotecários ficaram encarregues de orientar os alunos do 8ºC e F. Estes alunos participaram num momento histórico da nossa escola porque cada um deles, durante 4 dias, teve a oportunidade de ler o primeiro livro da 2ª série da coleção CHERUB, “República Portuguesa”, que apenas ia ser lançado no sábado seguinte a nível nacional.
Distribuímos tarefas entre os alunos-bibliotecários  e fizemos telefonemas de contactos com os Pavilhões para comunicar a chegada do autor e encaminhar as turmas para a sessão de autógrafos, demos pedaços de papel colorido aos mais pequenos para recolherem um autógrafo do escritor, informámos sobre a banca de vendas dos 12 livros da CHERUB que a Porto editora trouxe, disponibilizámos aos colegas e ao autor uma apresentação com todas as fotografias das atividades CHERUB do ano transato e, por fim, oferecemos ao escritor Robert Muchamore, em nome da escola, um bonito ramos de flores e solicitamos a assinatura do livro de honra.
Foi um momento único, correu muito bem, estavam todos muito encantados com a visita do autor, apesar de haver alguma coisa diferente entre o que pensávamos ser aquela pessoa que relata as missões da CHERUB e o autor tímido, calado, pensativo e nada risonho que esteve à nossa frente.
Parabéns ao entusiasmo dos alunos e das professoras, tornando possível esta experiência que nunca vamos esquecer.
Tatiana Martins, 9ºC, primeira aluna-bibliotecária da EBS Ibn Mucana-2009-2012


Estar com um autor verdadeiro é uma nova sensação para mim


Cheguei ao pé do autor e ele [Robert Muchamore] começou a fazer comentários sobre a imagem que eu tinha dado para ele assinar. Era uma imagem de uma capa do livro dele que se chama “ O Traficante”,  o segundo livro da coleção CHERUB. O escritor disse-me que esta minha ideia era uma ideia muito boa e  que ninguém ainda lhe tinha dado nunca uma fotocópia de uma capa do seu próprio livro para pôr o autógrafo.
Eu, ao pé do escritor, senti-me também uma autora porque estava com um autor famoso e também porque gosto muito de escrever. Estar com um autor verdadeiro é uma nova sensação para mim. Também estava com um bocado de vergonha…
 Acho que foi boa ideia ele vir cá à escola e não estava mesmo à espera. Tenho tanta pena de não ter participado no concurso CHERUB e não ter assistido à conversa com o autor na biblioteca.
Mariana Barbosa, 5º G, aluna-bibliotecária, em estágio, presente na sessão de autógrafos com Robert Muchamore, no dia 18 de outubro, na biblioteca da Escola básica e secundária Ibn Mucana.