sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EB1 Amoreira 1 chega à Biblioteca da Secundária


Com grande surpresa os alunos e professores viram exposta, hoje, dia em que comemoramos o Halloween uma das abóboras mais decoradas que se apresentaram ao Concurso da Abóbora Esculpida. É uma honra para a Biblioteca receber assim o trabalho dos alunos da Escola Básica 1 Amoreiras 2.
Já vimos também as outras abóboras espalhadas pelos pavilhões. Parabéns!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

7ºD: Bibliopaper do Mês das Bibliotecas Escolares

A turma D do 7º ano realizou um Bibliopaper preparado para comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Foram tratadas as regras da Biblioteca, a organização dos espaços e dos livros/DVD e as modalidades de empréstimo.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

7ºE recebidos no Dia das Bibliotecas Escolares


A turma E , do 7º ano, visitou a Biblioteca, percorrendo as propostas do Bibliopaper apresentado neste espaço.

Foi mais divertido este ano


Eu, como aluna bibliotecária, vim pela segunda vez à biblioteca em visita guiada. Já no ano passado vim cá com a minha Directora de Turma para podermos conhecer um pouco melhor a Biblioteca. Como aluna-bibliotecária que sou, muito do que foi dito já não é novidade para mim, mas eu achei este ano a visita guiada muito mais divertida. Seria por ser, hoje, dia 25 de Outubro de 2010, o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares?
Tatiana Martins,7ºE

Tenta apanhar aquele que preferires


Aqui fica a minha participação neste Dia das Bibliotecas Escolares:
Se cada uma destas linhas, círculos, ângulos fosse um armário de jogos da Bbiblioteca, se fossem estantes de livros, se fossem PCs com ligação à net, se fossem ... etc etc etc.
Tenta tu apanhar aquele que tu preferires.
William Maquiniche, 7ºB

Ai que prazer ter um livro e não o ler na ES Ibn Mucana

É desta forma irónica que se assinala o Dia das Bibliotecas Escolares na ES Ibn Mucana. Pela Biblioteca estão espalhados alguns dos versos provocatórios de Fernando Pessoa e os degraus de acesso ao espaço da Biblioteca estão decorados na totalidade com os versos do poema "Liberdade" de Fernando Pessoa.

Um bom ponto de partida para uma reflexão neste dia em que se quer acarinhar também as Bibliotecas de todas as escolas do mundo:

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
Fernando Pessoa (1988-1935)

"Desculpa... Por acaso és uma bruxa?" na EB1Amoreira2


Hoje na EB1 Amoreiras2 é mais um dia de leituras animadas, que assinalam também o Dia das bibliotecas Escolares. As actividades de leitura orientada, em parceria com o professor titular de cada turma, têm lugar na biblioteca da escola, com a recém-chegada professora bibliotecária. "Desculpa... por acaso és uma bruxa?" vai ser muito ouvido neste dia de comemoração estipulado pela Rede de Bibliotecas Escolares como o Dia das Bibliotecas Escolares.
O nosso agrupamento possui 3 bibliotecas pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares: EB1 Amoreiras2, EB2 João de Deus e ES Ibn Mucana.

Comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar: EB1Amoreira2 e ESIM


Durante o Mês de Outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, realizam-se actividades nas Bibliotecas. No nosso Agrupamento temos o início de um conjunto de sessões de leitura orientada com a professora bibliotecária na EB1 Amoreira2, que neste dia se inicia com o livro «Desculpa… Por acaso és uma Bruxa?». Na ES Ibn Mucana a comemoração é assinalada com o prosseguimento das visitas iniciais dos alunos do 7º ano, incluindo um Biliop@per, e a decoração dos degraus da escada que dá acesso à biblioteca com um poema alusivo à leitura e bibliotecas, num tom muito irónico, de Fernando Pessoa: “Ai que prazer/ ter um livro/ e não o ler…”. Passa por lá e lê os restantes versos do poema “Liberdade”.