quinta-feira, 25 de novembro de 2010

7º G: Biblioteca

A turma G do 7º ano, com as suas equipas muito criativas nos nomes dados no bibliop@per , redigiram textos próprios a partir das sugestões de livros dados pela professora bibliotecária, numa parceria com os professores de Educação Cívica e Área Projecto. Além destas actividades, os alunos conheceram o espaço e serviços da Biblioteca da ESIM.
Aqui estão alguns dos textos produzidos pelos alunos:

Ontem, quando acordei, o meu telemóvel tocou com a Catarina, a Joana, o João e o Rodrigo a darem-me os parabéns. Eles disseram todos juntos: “PARABÉNS, Rita!”
Eu fiquei muito contente, e disse: Como sabem que eu faço anos? Foi a Catarina que disse, ela agora é a “Feiticeira da Mente”, estou a brincar! Disse a Joana.
Rita Gazzo, nº24, 7ºG


Ontem, quando acordei, olhei pela janela e vi um rapaz no rio. Vesti-me e fui lá para fora. Perguntei-lhe logo o que ele fazia ali, ao que ele respondeu:
- Estou a treinar para a natação de rio para ganhar “O Prémio Asa de Prata”.
- E como te chamas? – perguntei-lhe eu.
Ele disse-me que o seu nome era “O Rapaz do Rio”.
Começamos então a conversar e ele perguntou-me:
- Queres vir nadar comigo?
Respondi-lhe logo que sim.
E foi assim que passamos todo o dia.
Jéssica Fernandes nº14 7ºG

Ontem, quando acordei, fui tomar o pequeno-almoço. A meio da tarde, tive uma “ Digestão Nojenta". "A Ana Passou-se" por causa disso e fomos, de barco, para a China. Quando lá chegámos, vimos que havia um mistério que era “O Mistério da Máscara Chinesa".
Mário Ribeiro, nº 20, 7º G

Ontem, quando acordei, “ A Ana Passou-se “. Ouvi-a gritar: “ O Mistério da Máscara Chinesa “. Quando ouvi isto, tive uma “ Digestão Nojenta “.
Rodrigo Santos, nº29, 7º G

Ontem, quando acordei, reparei que, conseguia ler os pensamentos das pessoas, ou seja, era uma “Feiticeira da Mente “. Ainda por cima, hoje, eram os anos da Rita. Não sabia o que havia de lhe dar e então, fui a sua casa e … “Parabéns Rita !". Ela ficou super feliz. Perguntei-lhe o que queria e, ela, respondeu-me que não queria nada. Eu lia a mente e portanto, li o que ela realmente queria – um conjunto de maquilhagem.
Fui-lhe comprar a prenda. Na festa, ofereci-lhe a prenda e, como era de esperar, adorou.
Ana Catarina Carvalho, nº 4, 7º G

7º F: primeira turma na Biblioteca

As equipas da turma F do 7º ano foram as primeiras a experimentar o bibliop@per da visita inicial ao espaço e serviços da Biblioteca da ESIM, numa parceria com os professores de Educação Cívica e Estudo Acompanhado. Parabéns.

Biblioteca: visita do 7º E


As equipas da turma E do 7º ano a tentar responder ao bibliop@per - vejam os vencedores em baixo - quando realizaram a sua visita inicial ao espaço e serviços da Biblioteca da ESIM, numa parceria com o professor de Educação Cívica.

7º D: visita inicial à Biblioteca

Para conhecer o espaço e serviços da Biblioteca da ESIM, numa parceria com o professor de Educação Cívica e Estudo Acompanhado, a turma D do 7º ano esteve naquele espaço e as várias equipas empenharam-se num Bibliop@per.

7º C na Biblioteca

A visita inicial da turma C do 7º ano incluiu sugestões de leitura, designadamente para a Biblioteca de Turma, breves produções de escrita criativa, a partir de títulos sugeridos pela Professora Bibliotecária, e um bibliop@per realizado por várias equipas. Tudo para saber como se organizam o espaço e serviços da Biblioteca da ESIM, numa parceria com os professores de Língua portuguesa e Educação Cívica.
Aqui estão alguns dos textos produzidos peços alunos:
Hoje, quando acordei reparei "Que fixe!" "O Mistério da Máscara Chinesa". A nossa aventura recomeça no Verão.
Daniel Pucariço, nº 7, 7º C
Hoje, quando acordei, reparei que estava sol, sentei-me junto a uma árvore e reparei que o "Tiago está a pensar," junto à árvore com o seu cão. O que estaria a pensar? Na "Úrsula Maior", na "Estatueta Mágica", no "Mistério em Serralves" ou no "Mistério do Museu da Presidência"?
Pedro Silva, nº 24, 7ºC
Hoje, quando acordei reparei que tinha tido uma visita de estudo a uma biblioteca antiga. A visita foi óptima. Estávamos a passar pelo último corredor, quando me desviei do caminho certo, sem perceber. As luzes apagaram e acenderam e tudo mudou, tudo ficou animado, livros e enciclopédias começaram a falar. Eu fiquei assustado, mas é sempre interessante estar numa "Biblioteca Mágica" e não pude deixar de investigar a antiga biblioteca.
Saí do meu esconderijo e:
- "Olá! Está aí alguém?" – disse com uma voz hesitante.
Jamilson, nº 15, 7ºC

Biblioteca: 7ºB


Uma das etapas do Bibliop@per das equipas da turma B do 7º ano: consulta aos DVD. Actividade da visita inicial ao espaço e serviços da Biblioteca da ESIM, numa parceria com o professor de Educação Cívica.

7º A na Biblioteca


As equipas da turma A do 7º ano a tentar responder ao bibliop@per, quando realizaram a sua visita inicial ao espaço e serviços da Biblioteca da ESIM, numa parceria com o professor de Educação Cívica.

Vencedores do Bibliop@aper: Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Equipas vencedoras apuradas em cada uma das turmas que realizaram os diversos Bibliop@per, quando se dirigiram à Biblioteca da ESIM, na sua visita inicial e assinalando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares:
- 7º A “As Esquiletes” - Filipa, nº 9; Patrícia, nº 20; Marta,nº 19 e Roberta, nº 21
- 7º B “As Pintoras” - Vanessa Santos, nº 24, Vanessa Conrado, nº25, Erica Cardoso
- 7º C “Grupo 4” – Daniel, nº 6; Guilherme Santos, nº 11, André, nº 1 e Vítor, nº 30
- 7º D “Laranjas Metálicas” – João, nº 21, Bernardo, nº 6; Leonardo, nº 23 e Afonso, nº 29
- 7º E “JRS” – Sara Costa, nº 18; Rita Pinto, nº 14 e João Pedro Mesquita, nº 21
- 7º F “Os Bibliogénios” – Bruno Carvalho, nº 5; Roman, nº 26; Miguel Ramos, nº 22, Frederico Dias, nº 11 e Sofia Patrão, nº 28
- 7º G “Maldispostos” – Tiago, nº 27, Raquel, nº 22, Joana Rita, nº 16, Rodrigo, nº 25, Zé, nº 18

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um livro que fala

Este filme é o resultado final de um trabalho que surgiu no âmbito de um estágio feito por uma aluna do último ano do Curso de Ciências da Comunicação, na Biblioteca do Agrupamento Vertical da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral.
O filme visa incentivar e promover a leitura tentando transmitir uma ideia de "carinho" e "afecto" para com os livros.

Camões ao som de Chopin

Assiste a este pequena apresentação com um dos sonetos de Camões: