sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rango

No dia 3 de Março estreia o filme "Rango".
A história da aventura de Rango, um camaleão de cativeiro que vive uma normal vida de animal de estimação, enquanto enfrenta uma enorme crise de identidade. Afinal de contas, de que serve sonhar alto se sabemos que o nosso propósito na vida é nos diluirmos? Quando acidentalmente Rango se vê na arenosa e "nervosa" Vila Poeira – um lugar sem lei, habitado pelas criaturas mais astutas e extravagantes do deserto – o pouco corajoso lagarto descobre rapidamente que se distingue dos outros. Recebido como a última esperança da vila, o novo Xerife Rango é forçado a adaptar-se à sua nova função ao máximo. Até que, num polvilhar de aventuras e de encontros com temíveis personagens, Rango começa a tornar-se no herói que sempre quis ser.

"O Miguel contra-ataca"

Foi lançado este mês o último volume da colecção "7 Irmãos", com o título "O Miguel contra-ataca".
Miguel, o rapaz mais velho dos 7 irmãos, está a braços com muitos problemas inesperados: a Inês aproxima-se sem razão aparente, a Rita está magoada com as suas atitudes e batotas, o Zeca, o amigo surfista, apanha uma onda errada, gerando uma outra onda gigante de solidariedade e entreajuda.
Como se não bastasse, agora no final do 11º ano, as notas começam a descer e o estágio de futebol, no Porto, fica comprometido. Os pais não lhe facilitam a vida e os caminhos que escolhe parecem ser sempre os menos certos.
No meio destas aventuras, que marcam o seu dia-a-dia, a Maria regressa dos Estados Unidos, depois de um ano de ausência, e vem muito diferente! Quase a entrar em férias grandes, o Miguel vê o seu principal sonho desmoronar-se… ou talvez não!
Irá perder o desafio e deixar-se vencer pelas adversidades da vida? Ou será ele capaz de se lançar num poderoso contra-ataque?
Neste livro o Miguel muda, cresce, amadurece e… muito mais!
Lê o livro, imagina e escreve uma história sobre os 7 irmãos e  envia-a para o seguinte mail:  bibliotecadulceteixeira@gmail.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Era uma vez um rei ..."


O Instituto Camões disponibiliza em formato digital "Era uma vez um Rei ...", colecção original do jornal Expresso.
Esta iniciativa permite a todos os que não adquiriram a colecção aprender, de forma lúdica a história de Portugal.
Clica no link do Instituto Camões
No final da página existem exercícios sobre a história de cada um dos livros.

Antecipada vinda da escritora Maria João Lopo de Carvalho


A escritora Maria João Lopo de Carvalho antecipou a sua vinda a uma das nossas escolas (ESIM): dia 18 de Março pelas 14.45h. Propomos a leitura da colecção 7 Irmãos, escrita em co-autoria com Margarida Fonseca Santos. Alguns alunos já estão a fazer textos divertidos, como por exemplo imaginar um dia da vida de um destes 7 irmãos ou inventar um 8º irmão para a colecção. Queres também fazê-lo para oferecermos à escritora? Envia as tuas sugestões para este blogue ou para o mail da biblioteca: bibliotecadulceteixeira@gmail.com.
Não te esqueças que para empréstimo domiciliário ou para a aula existem dois exemplares de cada livro na biblioteca da ESIM e, para facilitar a aquisição, por parte dos alunos, todos os livros já estão disponíveis na biblioteca da ESIM com 20% de desconto, ou seja, 6,50 Euros (solicitar ao balcão, sff).

Podes, também, consultar o facebook e o blogue da colecção: http://7irmaos.blogs.sapo.pt/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Site "A República das Crianças"


A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República acaba de lançar o sítio Web República das Crianças disponível em http://criancas.centenariorepublica.pt/
O objectivo é mostrar aos mais novos como era ser criança há 100 anos atrás, mais precisamente no tempo da I República.

São abordados aspectos como o ensino, as brincadeiras, a imprensa,a banda desenhada, as histórias, a música e muito mais.

Contributos para S. Valentim


Além da participação no Concurso de Quadras/ Poemas sobre S. Valentim, alguns alunos quiseram mandar as suas recolhas para o nosso blog. Aqui ficam:

“Poema de S. Valentim”
Idolatrada é a data,
De catorze de Fevereiro,
Dia de São Valentim
Santo do amor padroeiro.
É um santo que inspira,
Românticos e apaixonados,
Por consagrar este dia,
Dedicado aos namorados.
São Valentim ao amor,
Parece dar mais sentido,
Do que os Deuses do Olimpo,
Até que o próprio Cupido.
Corações, cartões e rosas,
Ou com carinho uma flor,
Solenizam num momento,
A maior prova de amor.
Beijos, abraços, carícias,
Recíprocos neste dia,
Fogosos símbolos de amor,
Onde há ternura e magia.
Que esta bela tradição,
Se mantenha sempre assim,
Dando ao amor distinção,
Honrando São Valentim!
Bruno Marques, 8ºC, nº 4