terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Livros para a Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura

Daniela Silva, 9ºC, Diana Moreno, 8ºG e João Mascarenhas, 8ºF, os 3 alunos do 3 º ciclo que vão representar o Agrupamento de Escolas Ibn Mucana na Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura acabam de saber que terão de se preparar para esta prova a partir das leituras dos seguintes livros: Ian McEwan, «O Sonhador», Gradiva, e Gonçalo Cadilhe, «África acima – crónicas de viagem», Oficina do Livro–Grupo Leya. Já sabem que podem contar sempre com a Biblioteca para os ajudar nestas leituras. Força!


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mais um livro de "Sete Irmãos"

Foi lançado este mês mais um volume da coleção "Sete Irmãos", intitulado "Sozinhos em casa".
Imagina que os sete irmãos Machado, o Mister, um novo «inquilino» semipeixe e os amigos – que não param de entrar e de sair – vão ter de sobreviver a dez dias sem pais e sem Alice.
Preparar refeições, limpar o pó, lavar casas de banho, engomar, fazer compras… dividido por tantos não parece grande coisa, ainda por cima em Julho, quando já não há aulas e o tempo sobra por todos os lados… ou estica, porque, na rua dos Girassóis 17, «reino da barafunda», há sempre tempo para mais uma asneira!
Será que a culpa é da Mariana, sempre pronta a atrapalhar? Ou da Madalena, que quer à força ser gente crescida? Ou até dos rapazes, que nunca souberam pôr a máquina da roupa a funcionar?
Como é que a Maria, irmã mais velha, responsável e muito ajuizada, vai dar conta do recado, quando, nas vésperas dos seus 20 anos, nada, absolutamente nada, corre sobre rodas?
Se os pais soubessem o que realmente se passava a tantos quilómetros de distância, o que iriam pensar da sua «tribo»?"

"O irmão de Joana"

Saiu este mês o novo livro de Maria Teresa Maia Gonzalez.
Por trás do sorriso encantador de Domingos, existe uma história de vida que deixou marcas profundas. Aos quatro anos ficou órfão devido à violência da guerra em Angola. Agora, aos 16 anos, é um adolescente que tem tudo para ser feliz: um pai e uma mãe adotivos que o adoram e ainda uma irmã, a Joana, de quem se sente muito próximo.
Mas apesar disso sente um mal-estar que vai traduzir-se numa grande crise de identidade, sobretudo porque não consegue integrar-se numa sociedade onde os outros lidam mal com a diferença.