quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Se tem filho, leia


Se tem filhos, leia
Se não tem, leia
Se é filho, leia

(clique na imagem)

Concurso de Poesia "O que faço com tanto ..."


Foi prolongado o prazo do Concurso de Poesia "O que Faço com Tanto". Até ao dia 15 de janeiro 2014 podes entregar os teus poemas sobre o tema «O que faço com tanto”.
O concurso é dirigido aos alunos dos 2º aos 12º anos da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, divididos em quatro escalões: 2º ciclo; 3º ciclo; secundário; e restante comunidade escolar (encarregados de educação, familiares, funcionários, professores…).
São admitidos a concurso trabalhos em duas modalidades:
Modalidade 1
• Um concorrente escreve até 3 poemas próprios individualmente.
Modalidade 2
• Dois ou mais concorrentes escrevem até 3 poemas próprios coletivamente, desde que pertencentes ao mesmo escalão.
Cada participante colocará, na caixa deixada na Biblioteca escolar uma folha com o(s)poema(s), assinado(s) apenas com pseudónimo e escalão e uma outra uma folha (fornecida pela Biblioteca) na qual escreverá: pseudónimo, escalão, nome completo, nº, ano/turma, nº da modalidade;
Cada concorrente pode concorrer com um número máximo de três poemas.
Os trabalhos serão também divulgados no portal do Agrupamento, nas páginas de facebook da RG Livreiros e Bibliotecas do Agrupamento e estarão em exposição na biblioteca.
PRÉMIOS
AA candidatura a este concurso implica a total aceitação dos termos do Regulamento que deverão consultar no portal do Agrupamento e na Biblioteca.

Alunos bibliotecários da Biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana e do “Projeto EscolarIDADES” no Bazar de Natal

No Bazar de Natal da nossa escola, estivemos presentes como alunos bibliotecários e como alunos do “Projeto EscolarIDADES” (desenvolvidos com os Centros de Convívio de Alcabideche).
No pavilhão multiusos estiveram lá muitas pessoas a visitar as várias “mesas”, tinham lá coisas para comprar e também bancas muito giras dos vários projetos.
Da nossa parte, levamos um placarde com o perfil de alguns dos alunos bibliotecários: os dvd que gostam, as músicas, os pratos favoritos, os jogos, as fotos. Também lemos poemas em coro, da escritora Luísa Ducla Soraes e José fanha. Os seniores do “Projeto EscolarIDADES” não poderam estar presentes pois estiveram nos preparativos dos seus bazares também e com uma das senhoras houve uma confusão de horários.
Divertimo-nos imenso e gostámos muito.
Inês Tavares Ferreira, 6ºD, aluna bibliotecária e Proj.EscolarIDADES

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Comunidade de Leitores

Uma comunidade de leitores, uma vez por mês, às quintas-feiras, por volta das 18.30, na Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. A datas e os temas destes primeiros meses de 2014 serão:
- 9 de janeiro: “Retrato do Artista Quando Jovem”, James Joyce – Ed. Difel
- 6 de fevereiro: “Golpe de Mestre”, Michael Frayan – Ed. Asa
- 6 de março: “Adoecer”, Hélia Correia – Ed. Relógio D’Água
- 3 de abril: “A Lebre de Olhos de Âmbar”, Edmund de Waal – Ed. Sextante
A coordenação está a cargo de Helena Vasconcelos. A participação é livre, mediante inscrição prévia. Informações: bchqsc@cm-cascais.pt | 21 481 54 17 .

Agenda Cultural de Cascais Janeiro - Fevereiro