sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Elisabete Jacinto na nossa escola

Hoje, algumas turmas da nossa escola tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra de Elisabete Jacinto.
A mais conhecida piloto portuguesa de todo-o-terreno teve oportunidade de transmitir algumas das suas aventuras nos ralis em que participou, ilustrando as suas palavras com fotografias tiradas ao longo de vários anos.
Sendo, também, geógrafa, transmitiu algumas informações relativamente à paisagem e clima das zonas do planeta por onde passou.
Transmitiu uma mensagem muito importante: quando temos sonhos, estes só se concretizam se lutarmos por eles. A assistência portou-se à altura e, no final, alguns alunos colocaram algumas questões a Elizabete Jacinto sobre a sua experiência de vida.

No final, Elisabete Jacinto apresentou o seu último livro, Irina no Master Rali, onde conta situações verídicas que viveu quando participou no rali que faz referência no título.
Clica aqui para consultares o site de Elisabete Jacinto, onde encontras todo o tipo de informações sobre a piloto.
Se assitiste à palestra, por que não deixar aqui o teu comentário (é só clicar em comentários)?

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

16 de Novembro: nascimento de Saramago

Saramago nasceu em 1922, em Azinhaga, no concelho da Golegã e faleceu a 18 de Junho de 2010, na ilha espanhola de Lanzarote. Ficcionista, cronista, poeta e autor dramático, coube-lhe a honra de ser o primeiro autor português distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, em 1998, consagrando, no seu nome, o prestígio das letras portuguesas contemporâneas além-fronteiras.
Escreveu livros como o Cerco de Lisboa (1989), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1992), Ensaio (2005), As Pequenas Memórias (2006) e A Viagem do Elefante (2008) .
Fez uma breve incursão à literatura infanto-juvenil com A Maior Flor do Mundo, de 2001, livro escrito em parceria com o ilustrador João Caetano, que acabou por receber o Prémio Nacional de Ilustração atribuído nesse ano. Podes assistir aqui ao desenho animado da história:



Em 2008, Saramago viu o seu best-seller Ensaio sobre a Cegueira ser adaptado para o cinema, pela mão do realizador brasileiro Fernando Meirelles.
Segue aqui o trailer do filme:

domingo, 14 de novembro de 2010

Sugestões: 3º ciclo (15-30 Novembro)

A Metamorfose, de Franz Kafka, Livros do Brasil, 90 p.
O início deste livro é tão surpreendente quanto outras páginas que se lhe seguem. Kafka causa fascínio e temor nas pessoas simultaneamente: Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que apenas vive para sustentar os pais e irmã, ao acordar, vê-se transformado num gigantesco insecto. Nesse dia as relações intrafamiliares alteram-se profundamente. Franz Kafka retrata toda a angústia e temor que nos acompanha durante a vida. A Metamorfose, publicado pela primeira vez em 1915 é ao mesmo tempo uma história autobiográfica e o retrato do homem moderno do princípio do século XX.
Lê o livro, que existe na Biblioteca da Secundária Ibn Mucana, e/ ou ouve a história em:

Escrita criativa: 7ºC e 7ºG

Às turmas C e G, do 7º ano, foi proposto um breve texto de escrita criativa em que tivessem de utilizar, obrigatoriamente, dois a três títulos dos seguintes livros. Aguardem pelos textos criativos produzidos, aquando da visita destes alunos à Biblioteca da Secundária:
- “Cão como nós”, de Manuel Alegre
- “Crónica dos bons malandros”, de Mário Zambujal
- Parabéns, Rita!”, de Maria Teresa Gonzalez
- “A Ana passou-se”, de Maria Teresa Gonzalez
-“Ricardo, o radical”, de Maria Teresa Gonzalez
- “Boas férias Miguel!”, de Maria Teresa Gonzalez
- “O rapaz do rio”, de Tim Bowler
- “O prémio asa de prata”, de Margarida Fonseca Santos
- “Um pombo chamado Colombo”, de Margarida Fonseca Santos
- “Mistério no Museu de Arte Antiga”, de Patrícia Reis
- “O mistério da máscara chinesa” de Patrícia Reis
- “Teodora e o relógio de água”, de Luísa Fortes Cunha
- “O segredo da torre”, de Debra Boyle
- “A praia mais longínqua”, de Úrsula K. Le Guin
- “ Digestão nojenta”, de Nick Arnold
- O moinho à beira do rio”, de George Eliot

Entre as mais bonitas do mundo

Página com as mais bonitas bibliotecas e livrarias do mundo - a Livraria do Porto, Lello, está aqui. Reparem também nos marcadores de livros. A visitar: http://www.miragebookmark.ch/most-interesting-bookstores.htm