sexta-feira, 4 de março de 2011

O Museu Thyssen


Se clicares  na imagem, podes visitar o Museu Thyssen, com explicações em várias línguas (não há em português mas há em Espanhol, inglês ou francês), tornando a "viagem" bastante real:
O museu tem sede em Madrid, no Palácio de Villahermosa.
O museu de Madrid mostra as colecções cronologicamente, começando no Renascimento e terminando no século XX.
Agora, à distância de um click, podes visitar o Museu, ouvindo explicações das obras de Van Eyck, Caravaggio, Picasso, Salvador Dali ou Marc Chagall, entre outros!

terça-feira, 1 de março de 2011

SUGESTÃO DA QUINZENA: 2º e 3º Ciclo (1-15 de Março)

Margarida Fonseca Santos; Maria João Lopo de Carvalho, Miguel Nunca Desiste, colecção “7 Irmãos”, Oficina do Livro, 2009, 163 p.
Numa altura em que vamos receber , na ESIM , a escritora Maria João Lopo de Carvalho que melhor sugestão do que um dos seus livros da colecção “7 Irmãos”, em co-autoria com Margarida Fonseca Santos? Ainda estão a tempo de ler uma boa história, no 2º volume da colecção, “Miguel Nunca Desiste”. Sendo o rapaz mais velho, Miguel é um desportista a sério pois tem os valores dos atletas e de quem valoriza a actividade física. Para além do futebol, Miguel desenvolve um outro seu lado a que sempre deu muita importância – as relações com as pessoas, com os amigos. Desta vez, porém, é a Rita a sortuda.
Leiam e apareçam dia 18, na Biblioteca da ESIM, das 14.45 às 16.15, para conhecer a escritora, trocar ideias e pedir um autógrafo também.

O Senhor Valéry

No dia 26 de Março, no Centro Cultural de Cascais, estará aberto às famílias a encenação da peça de teatro "O Senhor Valéry", a partir do livro com o mesmo nome, da colecção "O Bairro", de Gonçalo M. Tavares.
O Senhor Valéry tenta, todos os dias, sair de casa e chegar ao fim do seu dia. Mas há coisas que acontecem que fazem o tempo passar por si. O Senhor Valéry resolve sempre cada problema, mas tem de começar tudo de novo, no dia seguinte. Os dias repetem-se iguais como se fossem o mesmo, até que se cumpra um dia completo.
Uma descoberta do mundo que ainda não conhecemos ou que estamos habituados, através de um imaginário infantil, relacionado com a interrogação do mundo, onde os adultos também se sentem em casa.
Através de uma descoberta sensível e atenta dos gestos do quotidiano, desvenda-se a infinita incerteza que reina na mais pequena decisão.

Prontuário Sonoro



Tens dúvidas sobre a forma como se pronuncia alguma palavra? Tira as dúvidas consultando o site do Prontuário Sonoro da RTP:

"A morte do Cisne"

Este é um exemplo de como não se devem julgar as pessoas pela sua aparência. Um rapaz humilde,vestido com roupas simples, não impressiona o juri do concurso na entrevista prévia. Até ter começado a dançar ...!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A bedeteca


Esta é uma biblioteca diferente, inteiramente dedicada à Banda Desenhada, a única do género em Portugal!
A Bedeteca de Lisboa pretende promover e divulgar a prática da banda desenhada e da ilustração como ferramentas pedagógicas para serem utilizadas pelos agentes educativos.
Fica no Palácio do Contador-Mor, na Rua Cidade de Lobito, nos Olivais Sul.
Para mais informações, consulta o site da Bedeteca: http://www.bedeteca.com/