terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mini-guia do Acordo Ortográfico

Em baixo podes aceder ao novo acordo ortográfico em cartões de bolso - é só recortar e colar a frente e o verso (e podem até encadernar para ficar mais resistente!!!):

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sessão sobre pesquisa bibliográfica

    

A biblioteca iniciou a sua atividade de parceria curricular com os alunos da turma E do 10º ano. Numa sessão sobre pesquisa bibliográfica, os alunos foram guiados nas suas várias fases, reunindo bibliografia para tratar a Grécia e Roma antigas na disciplina de História. Foi sugerido o uso das normas portuguesas de referências e citações bibliográficas.
Na página "Aprender a aprender" existem duas apresentações com uma série de indicações relativas à pesquisa de informação e à elaboração de um trabalho escrito, onde podes consultar, nomeadamente, as regras de referência bibliográfica.

Tomas Tranströmer: Nobel da Literatura 2011

O poeta sueco Tomas Tranströmer é o Prémio Nobel da Literatura de 2011.  Há 40 anos que um autor sueco não recebia este prémio.
A Academia Sueca afirmou no seu site que o poeta de 80 anos foi lembrado "porque, através de suas imagens condensadas, translúcidas, ele nos dá um novo acesso à realidade".
O escritor sueco sucede o peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do prémio no ano passado. A academia lembra no comunicado sobre o autor, publicado no site da instituição que, em 1990, Tranströmer sofreu um derrame que o deixou com bastante dificuldade de falar.
Tomas Tranströmer escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena, "não é prolixo", disse no final do anúncio o secretário da Academia, o historiador Peter Englund, embora esteja traduzido em várias línguas.




Poema de Tomas Tranströmer:

Tempestade

Subitamente encontra o caminhante, gigantesco
e velho carvalho como alce de extensa armação,
petrificado, diante da fortaleza verde-escura
                                                                  do mar de Setembro.

Tempestade nórdica. Tempo de amadurecem
os cachos de sorvas. Ouvem-se, despertas na escuridão,
as constelações batendo os pés nos seus estábulos
                                                                  bem alto sobre a árvore.