terça-feira, 10 de maio de 2011

Noite dos Museus

Todos os anos, no dia 18 de Maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Como vem sendo hábito, alguns museus têm desenvolvido actividades no âmbito do tema "À noite no Museu".
Este ano, a Câmara Municipal de Cascais junta-se a esta iniciativa, programando actividades em vários espaços culturais do concelho para o  dia 14 de Maio.
De destacar, por exemplo:
- a moagem de cereais e cozedura de pão no Moinho Tipo Americano;
 - visita guiada à exposição "100 anos de Arte Portuguesa", no Museu-Biblioteca Condes Castro Guimarães;
- visita orientada ao Museu do Mar.
Podes consultar o programa clicando aqui. ou na imagem. O programa inclui as actividades desenvolvidas em vários espaços culturais ao longo da semana.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia da Europa


Hoje, 9 de Maio, comemora-se o Dia da Europa. Foi neste dia, no ano de 1950, que Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.



Na apresentação que se segue, podes assistir a um pequeno resumo sobre a União Europeia:

Biblioteca Digital Mundial


A Biblioteca Digital Mundial permite aceder a alguns documentos iconográficos ou cartográficos existentes em algumas bibliotecas do mundo. É muito interessante, sobretudo, para todos aqueles que fazem trabalhos de pesquisa no âmbito da História. Acede clicando na imagem ou aqui.