sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso Nacional Leitura em teatro?

Trata-se apenas de uma das obras, “O Senhor Valéry”, de Gonçalo M. Tavares, que os alunos apurados para o Concurso Nacional de Leitura, tiveram a oportunidade de assistir, no nosso concelho, dia 26 de Março, no Centro Cultural de Cascais. É mais um contributo para a preparação destes 3 alunos do 3º ciclo que vão disputar a distrital já no dia 5 de Abril, em Lisboa, na Biblioteca Orlando Ribeiro. Os apurados do ensino secundário farão a sua prova no dia 6.

Biblioteca da EB1 Amoreira 2 prepara-se para a Semana do Patrono


A Biblioteca da EB1 Amoreira2 prepara-se para a semana do patrono: oficinas de poesia, concursos, muita imaginação e alegria vão constar do programa da semana que é também a semana da leitura. Querem melhor início para a criatividade do que as verdades e as mentiras que encontramos nos livros de Luísa Ducla Soares?

Antecipada Semana do Patrono na EB1 Monte Estoril


Aproveitando o dia da poesia, a semana da leitura, a professora bibliotecária Célia Santos dinamizou oficinas de poesia no âmbito do espaço biblioteca da EB1 Monte Estoril. Numa antecipação das actividades a contemplar na Semana do Patrono a intervenção dos alunos foi motivada com o poema “Peguei na Serra da Estrela”, de Luísa Ducla Soares. A partir daqui os alunos dos 3º e 4º anos deram largas à sua criatividade num verdadeiro “brainstorming”/ chuva de ideias. O concurso de poesia desta escola aproxima-se e este foi decerto só um primeiro treino pois sabemos que a imaginação desta escola é imparável!

quinta-feira, 31 de março de 2011

SUGESTÕES DA QUINZENA: 3º ciclo (1-15 Abril)

Agustina Bessa-Luís, Vento, Areia e Amoras Bravas: Dentes de Rato II, Guimarães, 1990, 88 p. Sabemos do mundo de Lourença, da sua família mais próxima, do mundo à sua volta através das escrita enigmática de Agustina Bessa-Luís. Um livro que, apesar de pequeno, dá que fazer aos seus leitores pois esta “dentes de rato” estando mais crescida, está também mais pensadora, mais crítica, mais observadora. Não é um livro para leitores inexperientes.

SUGESTÕES DA QUINZENA: secundário (1-15 Abril)

Raquel Ochoa, A Casa-Comboio, Gradiva, 2010, 340 p. «A Casa-Comboio» é um livro que trata das histórias, das relações, das vidas de 3 gerações que viveram na Índia Portuguesa e em Portugal. Com valores morais , de coragem e de carácter muito bem vincados, as personagens das duas gerações são-nos apresentadas sequencialmente, mas na terceira geração o narrador faz intromissões muito surpreendentes nas narrativas anteriores. Descubram-nas. Este livro de Raquel Ochoa, de 31 anos, foi “Prémio Revelação Agustina-Luís 2009" e, este ano lectivo, foi escolhido pelo distrito de Lisboa e outros do país para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.

Visita ao Centro de Convivio de Bicesse

Os seniores do Centro de Convívio de Bicesse, no dia 14 de Março de 2011, participaram de um ateliê sobre o Corpo Humano, com as professoras Florbela Elias e Dulce Teixeira.

Para terem uma melhor noção do que aconteceu, visualizem o video abaixo exposto:

quarta-feira, 30 de março de 2011

Bibliotecas do agrupamento preparadas: EB1 Amoreiras 2, EB2 João de Deus e ESIM

As bibliotecas do agrupamento já têm tudo a postes para receber os alunos na semana do patrono, além do apoio que dão nos trabalhos dos alunos e professores. A Biblioteca da EB1 Amoreiras 2 será contemplada com oficinas de poesia. Não percam o calendário.
A biblioteca da EB2 João de Deus será dinamizada a partir de uma ideia da professora Paula Silva Pinto de um Labirinto Gigante, que acabou por ter, nesta fase final, o formato de uma apresentação multimédia. As equipas dos 5º e 6º anos responderão a perguntas de diversas disciplinas. Esta actividade decorrerá também na ESIM, com a participação de seniores e de turmas dos 7º anos. Estejam atentos à calendarização pois mais professores e alunos se juntarão na Biblioteca na semana do patrono.
O concurso de fotografia “Um olhar sobre a Escola/ agrupamento”, com os participantes inseridos em 4 escalões, por ciclo de ensino, tem o júri em fase de deliberação.
Na ESIM, além do Labirinto Gigante, realizar-se-ão as semi-finais e finais do Concurso de leitura em Voz Alta, decorrendo no momento a primeira etapa de selecção de 2 candidatos por turma, dos 7 e/ou 8º anos.

terça-feira, 29 de março de 2011

2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil

Quem tomou a decisão de tornar o dia 2 de Abril o Dia Internacional do Livro Infantil? Porque foi essa data escolhida para comemorar as histórias intemporais, ouvidas em criança e que perduram na nossa memória? Quem foi Hans Christian Anderson e que livros escreveu? Acede a este link, da Casa da Leitura, onde podes obter informações relativas ao Dia Internacional do Livro Infantil, a Hans Christian Anderson e às suas histórias intemporais.

Concursos a decorrer

Estão neste momento a decorrer alguns concursos destinados aos alunos do Ensino Básico e Secundário:

- Festival de vídeo "BGreen - Ecological Green Festival" (de 1 a 6 de Abril) - para todas as informações, aceder ao sítio bgreen - ecological film festival;
- 1ª Olímpiada Nacional de Biologia (até 4 de Abril) - para todas as informações, consultar o sítio Olimpíadas Nacionais de Biologia;

- Concurso Marie Curie, uma mulher pioneira na investigação científica (até 20 de Maio) - para mais informações, consultar o sítio da Universidade da Beira Interior;
- Concurso Pedalar XXI  - concurso para a mobilidade ciclável (até 23 de Maio) - para mais informações, consultar o sítio CicloRia.

"Metro a metro ... faz-se um cordão humano. Traga um livro, convide um amigo e faça parte da história"

"Metro a metro...Faz-se um cordão humano. Traga um livro, convide um amigo e faça parte da história" - Com estas palavras, a Câmara Municipal de Lisboa, através das suas Bibliotecas Municipais (CML/BLX), convida as pessoas, em particular, todas as que detêm hábitos de leitura, a participar na constituição de um Cordão Humano de Leitura, a ocorrer a 2 de Abril - Dia Internacional do Livro Infantil - pelas 15h, no Largo do Chiado, com o objectivo de demonstrar a importância do livro e da leitura para a população portuguesa.

Com início no Largo do Carmo, junto à entrada do Metro Baixa/Chiado, pelas 15 h, o Cordão Humano percorre a Rua Garrett, a Rua do Carmo e a Rua 1.º de Dezembro, terminando frente à Estação do Rossio, cerca de uma hora mais tarde.

No período de formação do Cordão, as pessoas podem trocar livros e ler em voz alta.

Entre as diversas actividades que vão decorrer ao longo do dia 2 de Abril, salientam-se uma feira do livro infantil; música e animação de rua (que, além da actuação de malabares e cuspidores de fogo, conta com a participação do Grupo de Percussão Paradiddle, constituído por 51 crianças da EB 2,3 Fernando Pessoa, que apresenta peças de percussão com bombos, timbalões e caixas), contos (pelo grupo de contadores «Estórias de se tirar do chapéu») e cabeçudos.
Pelas 16h30, no Largo Camões, o público pode, ainda, assistir a um espectáculo de rua, intitulado El Posador (O Botão), a cargo de um grupo catalão de teatro activo.

Para mais informações, consultar o sítio BLX – Bibliotecas Municipais de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Visita ao Centro de Convívio de Alcabideche

No dia 16 de Março de 2011, as professora Dulce Teixeira e Florbela Elias da ESIM, visitaram o "Centro de Convívio de Alcabideche", onde fizeram uma pequena palestra sobre o Corpo Humano.

Para terem uma melhor noção do que aconteceu, visualizem o video abaixo exposto:

As Pupilas do Senhor Reitor

Acede ao E-book do livro de Júlio Dinis, "As Pupilas do Senhor Reitor":

http://www.pem.pt/bdigital/pdf/NTSITE99_PupSrReitor.pdf



No blogue que se segue, podes aceder a outros E-books:
http://lerebooks.wordpress.com/ebooks-gartuitos/

Quem foi Ibn Mucana?

Agora que se aproxima a Semana do Patrono, é hora de relembrar a história e a importância de Ibn Mucana.
O seu nome original seria Ibn Muqãnã, Ibn Muqana al-Qabdaqi ou Abu Zayd'Abd ar-Rahmãn ibn Muqana conforme as diferentes grafias em que o nome aparece escrito. Foi um importante poeta árabe do século XI que viveu na Península Ibérica no actual território português, nomeadamente na zona de Alcabideche.
A região de Alcabideche foi durante o tempo árabe e mesmo posteriormente povoada por grande quantidade de moinhos de vento, cuja primeira referência literária a esses moinhos chegou até ao presente graças aos escritos de Ibn Mucana, que nasceu e viveu em Alcabideche.
Para expressar as suas ideias ibn Muqana utilizou a metáfora da nora e das nuvens, tornando-se assim o primeiro escritor da Península Ibérica a referir expressamente a existência de moinhos de vento nestas paragens:

Ó tu que habitas Alcabideche! Oxalá nunca te faltem
cereais para semear, nem cebolas nem abóboras
Se és homem decidido precisas de um moinho
que trabalhe com as nuvens sem dependeres dos regatos.
Quando o ano é bom a terra de Alcabideche
não vai além das vinte cargas de cereais.
Se rende mais, então sucedem-se,
ininterruptamente e em grupos compactos,
os javalis dos descampados.
Alcabideche pouco tem do que é bom e útil.
como eu próprio quase surdo como sabes.
Deixei os reis cobertos com os seus mantos
e renunciei a acompanhá-los nos cortejos…
Eis-me em Alcabideche colhendo silvas com uma podoa ágil e cortante.
Se te disserem: gostas deste trabalho?, responde; sim.
O amor da liberdade é o timbre de um carácter nobre.
Tão bem me governam o amor e os
benefícios de Abu Bacre Almofadar
que parti para um campo primaveril.
Fonte: Wikipédia