quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Uma convidada especial ...



Recebemos a semana passada a D. Tina Silva na Biblioteca que colabora connosco no Projeto EscolarIDADES e Associação de bem estar social de Nª Sª das Neves de Manique de Baixo.
Uma pessoa muito empenhada, a desenvolver diversas atividades no nosso concelho (canto, teatro, poesia, associativismo) e que vai passar a deslocar-se com mais assiduidade à EBS Ibn Mucana para desenvolver atividades relacionadas com uma dessas suas grandes paixões – a poesia.

Para já é uma das juradas do concurso de poesia “O que faço com tanto”, numa parceria com a Associação de pais , a RG Livreiros e a Biblioteca. Estará presente no dia 15 de fevereiro, às 17h, na cerimónia de entrega de prémios, no próprio espaço da RG Livreiros. Neste espaço serão anunciados os vencedores do concurso e vai acontecer um momento cultural preparado pelos alunos bibliotecários. Convidamos toda a comunidade a estar presente e não só aqueles que participaram no concurso.

Também gostaríamos que outros alunos se juntassem a nós pois a biblioteca é um espaço de fruição livre para, tal como o lema do agrupamento diz, “aprender mais e aprender melhor”.

Beatriz Queiró e prof. bibliotecária

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bibliotecas escolares

As bibliotecas escolares abertas em horários a que toda a população possa frequentá-las é uma realidade que tem vindo a concretizar-se no concelho de Cascais e com parcerias de sucesso como as da Ludobiblioteca da EB Raul Lino : Junta de Freguesia de Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Associação de pais da EB Raul Lino, Rede de Bibliotecas Escolares e Agrupamento de Escolas Ibn Mucana. Queremos muito mais.
Visitem-nos com as suas famílias aos sábados de manhã.

Lobo Antunes recebe Prémio Nonino Internacional

O escritor António Lobo Antunes recebe, no sábado, em Udine, na Itália, o Prémio Nonino Internacional, galardão instituído em 1975 por iniciativa da família Nonino, proprietária de uma antiga e histórica destilaria daquela localidade transalpina.
O galardão transalpino visa distinguir "personalidades de renome mundial que, com o seu trabalho, se destacaram nas respetivas áreas, e, na categoria de literatura internacional, foi escolhido o autor de 'Os Cus de Judas'", disse à Lusa fonte da editora do escritor.


A Biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana tem para empréstimo domiciliário "As Naus" de António Lobo Antunes. Um livro que mistura dois tempos, muitas vezes numa mesma frase: o regresso das caravelas de quinhentos e os portugueses das ex-colónias portuguesas após 1975.

Prova de escola do 1º Concurso de Leitura do Concelho de Cascais

Parabéns a todos os participantes na prova de escola do 1º Concurso de Leitura do Concelho de Cascais e aos 2 vencedores, de cada ciclo, que vão representar a EBS Ibn Mucana neste Concurso, a decorrer em 30 Abril (data a confirmar).
As provas de escolas decorreram na Biblioteca da Escola Básica e Secundária Ibn Mucana envolvendo 20 alunos finalistas, professores e professora bibliotecária. Com mais esta atividade pela promoção da leitura manifestaram os envolvidos empenho e entusiasmo, sendo de realçar em número de participantes a turma G do 7º ano, com nove participantes, e os nossos vencedores que terão agora pela frente duas obras para ler para a finalíssima.