terça-feira, 6 de março de 2012

Poeta Ibn Mucana na Ibn Mucana

   
A poetisa Myriam Jubilot de Carvalho dinamizou, junto da turma 5ºA, uma  oficina de poesia e história: “Ibn Mucana e a Poesia Peninsular”. Os alunos tiveram contacto com  poesias de alguns poetas do Alandalus  através de leituras lúdicas e coletivas. Não faltou, claro, o famoso poema “Ó tu que habitas  Alcabideche”  da autoria do patrono do nosso Agrupamento: Ibn Mucana.A oficina teve lugar no dia 27 de Fevereiro, com uma contextualização histórica e cultural da permanência dos Árabes nos territórios que hoje integram Portugal e Espanha.
Myriam Jubillot de Carvalho é o pseudónimo de Fátima Domingues, formada em românicas, professora de Português, reformada. Além dos seus interesses pela história das religiões e das ideias, é conhecedora da cultura e poesia árabes, em geral, e em particular do Alandalus.
Quem nisso tiver interesse, poderá visitar o blogue da Poetisa, em www.myriamdecarvalho.com

Comunidade de leitores da Ibn – “O traficante” na 3ª sessão

Sessão cheia no dia 27 fevereiro com ““O traficante”. Ou porque o primeiro livro escolhido pelos alunos interessava a todos, ou porque houve alunos que leram o primeiro livro desta coleção CHERUB, de Robert Muchmore, “O recruta”, e aceitaram o desafio de estar presentes, ou porque tem havido pequenos chocolates à mistura com as conversas saborosas de livros, ou … ou…
O facto é que esta 3ª sessão da Comunidade de leitores da Ibn Mucana esteve mais participada neste dia de conversa sobre o livro previamente escolhido e lido pelos alunos.
Como se resume a sessão? Este segundo livro da coleção CHERUB é igualmente emocionante e muito rápido de ler. Para isso contribuem os capítulos muito curtos, a terminar sempre em situações de grande “suspense”, com títulos estranhos, que nos levam a ficar intrigados durante a leitura de cada um desses capítulos. A biblioteca da ESIM tem todos os livros da coleção.
“Os livros que devoraram o meu pai” será o próximo livro a ser alvo de conversa – aberta a todos os alunos, às segundas-feiras, 13h55-14h20. Para a conversa principal sobre o livro, encolhemos o dia 23 de março, um dos dias da Semana do Patrono, assim poderás pedir ao teu professor e vir participar dessa conversa.
Este livro de Afonso Cruz encontra-se também na biblioteca da escola sede.

Concurso nacional de leitura fase distrital com representantes do secundário

As alunas do escalão ensino secundário, em representação do nosso Agrupamento à fase distrital do Concurso nacional de leitura são  são Ana Mafalda Monteiro e Júlia Romaguera, ambas do 11ºB.
As alunas ter-se-ão de preparar para o dia 17 de Abril, através da leitura de “A cidade de Ulisses”, de Teolinda Gersão, e “Flush uma biografia”, de Virginia Woolf.
Nesta fase distrital do Concurso nacional de leitura a ter lugar este ano no auditório do Museu da moda e do design, as alunas responderão a um questionário de perguntas de escolha múltipla e a uma pergunta aberta. Passada esta fase, poderão ter acesso à fase nacional, transmitida pela RTP, estando representados 2 alunos de cada distrito.
A biblioteca da escola sede já tem os livros para empréstimo domiciliário.

3º ciclo bem representados no Concurso nacional de leitura

Maria João Viegas e Stefani Domentean, do 7º F, e Bruno Carvalho, do 8ºF, são os nossos representantes, do escalão 3º ciclo, na fase distrital do Concurso nacional de leitura.
Numa iniciativa do Plano nacional de leitura e após as diversas leituras autónomas pelos alunos e /ou feitas em sala de aula, os alunos foram escrutinados em três sessões de debate decorridas na biblioteca, nos quais estiveram presentes os alunos das turmas 7ºF, 8ºC, 8ºD, 8ºF e 9ºC. A seleção foi muito difícil pois todo os alunos mostraram as suas ótimas competências de leitura, para além de um gosto especial pelos livros
A fase distrital terá lugar no dia 17 de Abril, no auditório do Museu da moda e do design, tendo os alunos selecionados de ler as seguintes obras: “Os livros que devoraram o meu pai”, de Afonso Cruz, e “Platero e eu”, de Juan Ramón Jiménez.
A biblioteca da ESIM já adquiriu as obras.