sábado, 16 de outubro de 2010

"O Elemento", de Ken Robinson

Para a construção de sociedades mais flexíveis e produtivas, compostas por pessoas felizes, a educação e a criatividade devem andar de mãos dadas. As artes e o estímulo da imaginação são tão importantes para os alunos do século XXI como os números e as letras.
Por isso, quando tiramos partido dessas faculdades, entramos no nosso Elemento, o ponto onde fazemos o que realmente queremos fazer e onde somos a pessoa que sempre quisemos ser.

Na sequência da sua já lendária palestra de 2006, Sir Ken Robinson demonstra-nos de uma forma divertida e pertinente como é necessário fazer uma mudança radical -- de uma escola estandardizada para uma aprendizagem personalizada -- e assim criar condições para que as aptidões naturais das crianças possam desabrochar livremente.
Este livro é de leitura obrigatória para quem sente a necessidade de mudar a educação.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"A Biblioteca", de Zoran Zivkovic

Livro vencedor do prestigiado World Fantasy Award, A Biblioteca reune seis histórias fantásticas ligadas à bibliofilia, fazendo-nos pensar em Jorge Luis Borges e na sua biblioteca infinita, mas também no universo de Kafka ou de Umberto Eco. No conto de abertura, um escritor descobre um site onde todos os seus livros, inclusive os que ainda não escreveu, se podem consultar; num outro, uma comum biblioteca transforma-se durante a noite num arquivo de almas; noutro, ainda, o Diabo decide estabelecer os níveis da literacia infernal...

"O Caçador Contra-ataca"

Acabou de ser lançado o novo livro de David Sinden e Guy Macdonald.



Ulf, o pequeno lobisomem, está de regresso com uma nova aventura: O Caçador Contra-ataca. Depois do sucesso dos dois primeiros títulos, os quais receberam excelentes críticas por parte da imprensa, a colecção Uma História Mesmo Bestial continua a cumprir a sua missão: estimular a imaginação das crianças.
Em O Caçador Contra-ataca, um morcego-correio aterra em Farraway Hall com um pedido de socorro e de imediato a equipa da SRPCB se põe em acção. Alguém se prepara para organizar uma caçada às bestas e, para tal, anda a expulsar os trolls da sua gruta na montanha.
Conseguirá Ulf, o lobisomem, impedir a caça aos trolls? Ou acabará também ele por ser caçado?
Mais uma vez, o futuro da SRPCB depende dele…

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Zé Carlos - Louvado seja o Magalhães

Também no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e a gozar com o computador Magalhães/ eescolinha.



Duarte Pimentel 8º B

Livro de Origami

A propósito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares :



Duarte Pimentel 8ºB

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Vejam este vídeo sobre bibliotecas, a propósito do Mês Internacional de Bibliotecas Escolares: "Outubro"। A nossa escola/Biblioteca pertence à Rede de Bibliotecas Escolares desde 2008 (Afonso Fonseca, 7ºD,8 Out)।

domingo, 10 de outubro de 2010

Apanharam-me a Ler: "Fúria Divina"

Fúria Divina, de José Rodrigues dos Santos, Gradiva, 608 p.

Já li vários livros deste escritor de que gosto muito e este também não gorou as minhas expectativas. Mais uma vez, intervém a personagem Tomás de Noronha, um criptanalista português, que aparece para ajudar numa investigação de um ataque terrorista. O livro é um thriller, que cria bastante expectativa. Tem a vantagem de, a certa altura, estarmos a assistir a duas histórias paralelas: a do investigador e a de um rapaz egípcio, a quem dois professores tentam ensinar de modo muito diferente: um islão agressivo e intolerante ou o carácter pacífico e compreensivo. Para além disso, ensina-nos como era, e ainda é, a vida e religião dos árabes, dos islamistas, surgindo aspectos tão estranhos para nós, como por exemplo, o facto de quem não pertencer à mesma religião ter de pagar monetariamente por isso.
Numa pesquisa na net retirei a informação de que este romance Fúria Divina foi revisto por um dos primeiros operacionais da Al-qaeda.
Existe na biblioteca da nossa escola do mesmo: Sétimo Selo.

Lídia Gonçalves, assistente técnica (secretaria ESIM)

Apanharam-me a Ver: "Shrek 3"

Shrek 3, Chris Miller, E.U.A., 2007
Com: Mike Myers , Mauro Ramos , Cameron Diaz , Eddie Murphy e António Banderas


Vi o filme «Shrek 3» nestas férias. O Shrek estava cansado da sua vida, e teve um sonho que foi muito divertido: foi pedir a um mágico para lhe dar uma poção mágica a fim de não ter filhos. O mágico enganou-se na poção mágica e deu-lhe a poção sobre o nascimento.
Mariana Real, nº 26, 8ºC

Apanharam-me a Ler: "Amanhecer"


Amanhecer, de Stephenie Meyer, Intríseca, 576 p.

Adorei o livro por ser sobre vampiros. É um livro super emocionante e muito criativo. Cativou milhares e milhares de jovens. A colecção Crepúsculo é excelente. Espero que façam mais colecções assim.

Apanharam-me a Ler: "Mutação Polar"




Mutação Polar, de Clive Cussler e Kemprecos Paulo, Saída de Emergência, 367 p.

Este livro fala sobretudo de um homem chamado Gant, que descobriu os teoremas de um cientista húngaro chamado Lazlo Kovacs. Gant acredita que esses teoremas podem originar uma mutação polar geológica, isto é, inverter a localização dos pólos terrestres e magnéticos.
Mas um membro qualificado da NUMA, uma agência de investigação marinha, chamado Kurt Austin vai descobrir o antídoto e parar os planos de Gant.
João Silva, n º 14, 10 º B

Apanharam-me a Ver "Eclipse"

A Saga Crepúsculo - Eclipse , David Slade, E.U.A., 2010
Com: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner e Bryce Dallas Howard.

Gostei muito deste filme "Eclipse", porque nos mostra como “vivem” os vampiros. Acho mesmo muito interessante e quero ver o próximo: “Amanhecer”
Maria Beatriz Pires, nº18, 8 º C
~
Vi o filme Eclipse, adorei. É muito bom e a história muito interessante.
Tatiana Inês dos Santos, nº14, 8 º C

Apanharam-me a Ler "O Feiticeiro da Montanha de Fogo"


O Feiticeiro da Montanha de Fogo, de Ian Livingstone, Steve Jackson, Colecção «Aventuras Fantásticas», 200 p.

O livro foi muito interessante, tenho que requisitar mais desta colecção «Aventuras Fantásticas». Este livro-jogo, em que cada leitor faz a sua própria história, foi um dos primeiros livros do género publicado em Portugal.
Existem outros livros da colecção na biblioteca.
Nelson Simões, 7ºD

Sugestões da Quinzena "Diário do Micas: Mistério no Museu da Presidência"

Para ler ~ 3ºCiclo
Diário do Micas: Mistério no Museu da Presidência, de Patrícia Reis, Quidnovi, 123 p.

Este livro de Patrícia Reis é o quarto de uma colecção – O Diário do Micas - que já vai em cinco livros. Para quem gosta de aventura e algum mistério, é um livro de muito fácil leitura, pequeno e, como se deduz do próprio título, Micas conta mais um acontecimento inaudito ocorrido desta vez no Museu da Presidência, em Lisboa.
A biblioteca tem todos os livros da colecção.

Sugestões da Quinzena: "Ensaio sobre a Cegueira"

Para ler ~ Ensino Secundário

Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, Caminho, 423 p.

Um verdadeiro thriller é esta história de um dos mais interessantes livros do Prémio Nobel de Literatura de 1998, o escritor português José Saramago. Minucioso, Ensaio sobre a Cegueira transporta-nos para uma mundo de “cegueira” real e metafórica das sociedades de hoje. É um livro que nos prende a cada página, óptimo para se conhecer o estilo deste nosso escritor falecido recentemente (18 Junho).
Uma cidade inteira vive o drama de todos os seus habitantes cegarem, um a um, à excepção de uma única mulher. Leiam (e vejam o filme na Biblioteca) que decerto vão ver muito mais depois desta cegueira. (PB)
~Uma história emocionante que relata em simultâneo as histórias da época do reinado de D. João V e da inquisição e a evolução da ciência do voo. A história principal, que dá nome ao livro, é a construção do Convento de Mafra como resultado da promessa que fez para garantir a sua sucessão. Também é relatado o sonho do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão de voar. Conta com a ajuda de Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas, construindo a passarola.
Lê o livro e descobre o que acontece quando levantam voo na passarola. (A. Paula Queiroz)