domingo, 10 de outubro de 2010

Sugestões da Quinzena: "Ensaio sobre a Cegueira"

Para ler ~ Ensino Secundário

Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, Caminho, 423 p.

Um verdadeiro thriller é esta história de um dos mais interessantes livros do Prémio Nobel de Literatura de 1998, o escritor português José Saramago. Minucioso, Ensaio sobre a Cegueira transporta-nos para uma mundo de “cegueira” real e metafórica das sociedades de hoje. É um livro que nos prende a cada página, óptimo para se conhecer o estilo deste nosso escritor falecido recentemente (18 Junho).
Uma cidade inteira vive o drama de todos os seus habitantes cegarem, um a um, à excepção de uma única mulher. Leiam (e vejam o filme na Biblioteca) que decerto vão ver muito mais depois desta cegueira. (PB)
~Uma história emocionante que relata em simultâneo as histórias da época do reinado de D. João V e da inquisição e a evolução da ciência do voo. A história principal, que dá nome ao livro, é a construção do Convento de Mafra como resultado da promessa que fez para garantir a sua sucessão. Também é relatado o sonho do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão de voar. Conta com a ajuda de Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas, construindo a passarola.
Lê o livro e descobre o que acontece quando levantam voo na passarola. (A. Paula Queiroz)

Sem comentários:

Enviar um comentário