segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sugestões: 2º e 3º ciclo (outubro 2011)

Alice Vieira -  Flor de Mel. Caminho, Lisboa, 1999, 128p.
Este é uma das histórias mais bonitas e com força de Alice Vieira. Com um final que dá para várias interpretações, Melinda é uma adolescente que vivia numa família instável. O amor da avó paterna supera tudo.
Eis a opinião da recente aluna-biblotecária Daniela Sá, nº10,7ºD,  que já leu este ano o livro:

“Gostei do livro porque retrata um pouco a realidade. É parecido também à vida de uma vizinha minha: ela viveu sempre com a avó e houve muitos problemas para ficar com a mãe. Foi muitas vezes ao tribunal e o fim não foi muito feliz, porque hoje essa vizinha tem 15 anos e está numa instituição.
Sabem também por que razão nós gostamos deste livro? Porque nos faz pensar e sentir. É uma história que "dá luta", que não nos deixa "parados", uma história que nos faz imaginar as situações pelas quais a Melinda está a passar, quase como se fôssemos nós próprios, e essa história, porque está muito bem escrita e apresentada, faz-nos sentir, faz-nos pensar naqueles maravilhosos sentimentos e coisas que aconteceram a Melinda, e também nos “faz sentir” as dúvidas que Melinda tem, pensar nas coisas que não correram como a Melinda gostaria, como ela desejava.

Sem comentários:

Enviar um comentário