segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fernando Pessoa: 75 anos














Mais um pavilhão da nossa escola com versos espalhados pelos degraus: desta vez a propósito do 75º aniversário da morte do grande poeta português Fernando Pessoa (13 Jun.1888 - 30Nov.1935). Na biblioteca temos livros dos seus heterónimos mais conhecidos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis:

- Meu coração é uma ânfora que cai e se parte (p.50)
- Dentro em mim cai silêncio em flocos (p.67)
- Não sei o que quer(p.71)
- Que desassossego! (p.72)
- O meu tédio não dorme (p.76)
- A mentira não tem ninho. (p.57)
- Eu não tenho filosofia: tenho sentidos (A.Caeiro,p.24)
- Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la (A.Caeiro, p.40)
- Eia! Eia! Eia! Eia todo o passado dentro do presente! (A. Campos – p.40)
- Na véspera de não partir nunca
Ao menos não há que arrumar malas (A.Campos, p.219)

Sem comentários:

Enviar um comentário