Consulta aqui o texto integral da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Para comemorar os Direitos Humanos, existem uma série de filmes que a seguir se apresentam:
- Gandhi - O filme conta a história de Mohandas K. Gandhi, desde o início da sua carreira como advogado na África do Sul, protestando contra a discriminação racial, até a sua morte, depois de se ter tornado o líder espiritual da Índia, após a sua luta contra o domínio colonial britância e por uma sociedade e cultura indianas integrada. Partidário de uma política de não-violência e de desobediência civil, conduziu o processo que levaria à independência do subcontinente indiano, mediante acções de protesto não-violento contra o governo inglês. Ironicamente, o compromisso apaixonado de Ghandi pelo protesto pacífico resulta muitas vezes em violência e morte, bem como na sua prolongada prisão.
- Grita Liberdade - Donald Woods é o editor-chefe do jornal Daily Dispatch da Africa do Sul, onde critica severamente os pontos de vista de Steve Biko, um jovem activista negro que luta contra o apartheid. Mas depois de conhecer Biko, muda de ideias e toma consciência da situação dos negros na África do Sul. Esta reviravolta vai atrair também sobre ele as atenções da Polícia. Baseado em factos reais, o filme inspira-se em dois livros da autoria do próprio Woods.
- Hotel Ruanda - Ruanda é palco de uma das maiores atrocidades da história da humanidade onde, em apenas 100 dias, quase um milhão de tutsis são brutalmente assassinados por milícias de etnia hutu. No cenário destas indescritíveis acções um homem promete proteger a família que ama, acabando por encontrar a coragem para salvar mais de um milhar de refugiados.
‘Hotel Ruanda’ conta-nos a história verídica de Paul Rusesabagina, um homem que conseguiu evitar o genocídio de mais de 1200 tutsis durante a guerra civil ao conceder-lhes abrigo no hotel que dirigia na capital de Kigali.
Sem comentários:
Enviar um comentário